1ª Feira Afroempreendedora do Coletivo Nosso Ilê acontece nos dias 04 e 05 de Junho no Misa

Em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias, Coletivo decide novas datas para evento e anuncia e alterações em sua programação

A 1ª Feira Afroempreendedora do Coletivo Nosso Ilê que aconteceria nesse final de semana, dias 28 e 29 de maio, foi adiada em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias em todo estado de Alagoas. O evento, agora com novas data, acontecerá nos dias 04, das 16h às 22h, e 05 de junho, das 14h às 22h. No MISA – Museu da Imagem e do Som de Alagoas, no Jaraguá.

Coletivo Nosso Ilê, formado por vários segmentos e empresas que dão a sustentação ao movimento do empreendedorismo negro alagoano, surgiu a partir do incômodo de afroempreendedoras terem visibilidade econômica somente no mês de novembro enquanto raça, por conta das atividades relacionadas à consciência negra. Segundo Fabiana Soares, Diretora Secretária do coletivo, “para desmistificar isso e por este motivo, criamos este coletivo, pois nós empreendemos todos os dias, o ano inteiro” disse Soares.

O Coletivo busca novos membros e espaços de negócio em Alagoas e propõe incentivar e fortalecer o afroempreendedorismo local. Fabiana Soares acrescenta que “nesse primeiro momento, minha expectativa é de que todos nós, que somos membros do Coletivo, possamos ganhar cada vez mais visibilidade aqui no nosso estado, Alagoas, e que consequentemente os aumentos em nossas vendas se realizem. É muito importante para nós que este evento venha a ser o primeiro de muitos, pois o Coletivo Nosso Ilê nasceu com este propósito de fortalecer os empreendedores negros do estado” disse Soares.

O evento conta com a co-realização da Secretaria de Cultura de Alagoas – Secult e do Governo de Alagoas e com o apoio do Museu da Imagem e do Som – MISA. As Marcas que assinam esta iniciativa Afro Criativa são Fabiana Coach de Carreira, Meu Doce Poder, Restaurante Odara, Duafe Acessórios, Divinas Pretas, Pretoberância, Água de Coco turismo, Levy Paz, Mirant treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, NC ARTMÃOS, Beleza Oculta, Magrela Vivi Ateliê, Ateliê Lago de Cores, Olegário Turbantes, Escritório de Advocacia Negra de Alagoas e Mandra Aromas.

Para Wanessa Germano, artesã do Ateliê Lago de Cores, a iniciativa da 1° Feira Afroempreendedora do Coletivo Nosso Ilê é “um espaço de resistência, uma oportunidade criada pra que nós, empreendedoras pretas e empreendedores pretos, tenhamos espaço de mostrar nossas potências criativas. Da forma que o mercado funciona em nossa sociedade, muitas vezes nos vemos em situações com pouca perspectiva de prosperidade, mas não podemos esquecer que nossa ancestralidade é próspera, que há em nós muita inteligência, muita criatividade e muita sabedoria herdada de nossas famílias ancestrais que ultrapassam a servidão que nos foi imposta. Nossa história antes de ser de luta, é de criações de maravilhas. E é assim que enxergo este espaço que estamos criando, como uma forma de ressignificar os tempos e de reconstruir uma realidade onde crescemos e expandimos nosso potencial, mesmo diante das dificuldades cotidianas que nos atravessa. Estou muito contente com esta iniciativa” disse Germano.

A 1ª Feira Afroempreendedora do Coletivo Nosso Ilê acontecerá nos dias 04/06 das 16 às 22 horas e 05/06 das 14 às 22 horas, no Museu da Imagem e do Som – Misa, no bairro de Jaraguá. É um evento público e gratuito, com a capacidade restrita ao espaço do Museu da Imagem e do Som – Misa.

PROGRAMAÇÃO:

04/06 – Sábado

16h00 – Abertura oficial no 1º andar do MISA, Feira Afroempreendedora e
Exposição 2ª Mostra de Arte Preta: Levy Paz;
17h00 – Apresentação do escritório de Advocacia Negra de Alagoas – ACMV;
18h00 – Roda de Conversa – Ressignificação do 13 de maio com Profa. Lígia Ferreira, Jornalista Priscila Anacleto, Quilombolas Israel Oliveira (Quilombo Cajá dos Negros) e Genilda Maria Queiroz Silva (Coordenação Feminina Quilombolas de Alagoas AS DANDARAS);
19h00 – Apresentação Orquestra de Tambores;
20h30 – Show Gi Silva.

05/06 – Domingo

14h00 – Abertura oficial no 1º andar do MISA – Exposição 2ª Mostra de Arte Preta: Levy Paz;
14h00 – Feira Afroempreendedora;
14h30 – Contação de Histórias – Livros sensoriais de Magrela Vivi;
15h30 – Oficina Interpretação de Poemas: Poesia Negra, textos e autores com Chico de Assis;
16h30 – Palestra Cozinha Ancestral – Afro-brasileira e diaspórica com Ivanilda Luz – Odara restaurante;
17h30 – Palestra sobre Afroempreendedorismo com Jonathan Silva;
19h00 – Apresentação Afoxé Odô Iyà;
20h30 – Show Tamboricas.

Nesse momento de fortes chuvas na perspectiva de assistir as famílias que estão desamparadas e sem abrigo, o Coletivo resolveu arrecadar alimentos, casacos, cobertores e enxoval para gestantes. A doação não é uma medida obrigatória para entrar na Feira, mas, sim, uma forma de prestar apoio a quem mais precisa.

Contato de Imprensa: 82 988492085

Texto de Lídia Kelly, estagiária de Relações Públicas do projeto Bureau Comunicação Comunitária, coordenado pela professora Manuela Callou e Keka Rabelo, da Universidade Federal de Alagoas com parceria do GT de comunicação Coletivo Nosso Ilê.


KEKA RABELO
Produção e Articulação Cultural
Elaboração de Projetos
Assessoria de Comunicação
Alagoas Brasil
keka_rrpp@hotmail.com
55 82 9 98849 2085 (Tim)

Isabella Padilha/ Sedetur

Deixe um comentário