Destaques das Assessorias : TCE/AL cria o seu Diário Oficial Eletrônico

TCE/AL cria o seu Diário Oficial Eletrônico

IES realiza reunião anual dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica

TCE/AL cria o seu Diário Oficial Eletrônico

O presidente Luiz Eustáquio Toledo, através da Mensagem 002/2011, enviou à Assembleia Legislativa Projeto de Lei criando o Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas – DOe/TCEAL, por deliberação do Plenário desta Casa.

A iniciativa, segundo a mensagem, tem por objetivo a oferta de ampla publicidade aos atos administrativos e processuais do TCE/AL, mediante utilização dos mais avançados recursos técnicos disponíveis, além de considerável redução nos custos operacionais.

 

 

IES realiza reunião anual dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica

 

O auditório João Sampaio, do Complexo Educacional Professor Eduardo Almeida, ficou lotado, na última terça-feira, dia 02, para receber a 1ª Reunião Anual dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica: Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC/CESMAC); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq).

Tudo foi coordenado pelo PSIC/CESMAC, vinculado ao Núcleo de Programas e Pesquisa (NPP), sob a direção do professor Sílvio Abreu, onde serviu para integrar pesquisadores que já estão desenvolvendo estudos há certo tempo, e os novatos no ambiente da pesquisa.

Universitários de diversas graduações da IES se reuniram para receber informações sobre a dinâmica que deve ser seguida na produção das pesquisas. A exemplo da estudante Talita Tenório, do curso de Biologia, que está iniciando seus projetos com o foco nas atividades lúdicas no Ensino Superior, junto com sua professora orientadora Ana Carolina Almeida. “Na pesquisa vamos abordar a utilização de novos métodos de ensino, como música, teatro e jogos didáticos para a disciplina da Biologia”, explicou a estudante, que ainda falou da importância da temática para sua carreira acadêmica. “É importante, não só para mim, mas para os próprios professores, pois as pessoas utilizam tão poucas atividades lúdicas no Ensino Superior”, completou.

A reunião contou com a participação de alunos e professores com trabalhos que serão concluídos este ano, e os aprovados para a vigência 2011/2012.

 

Associação cuida de deficientes por meio de atividades com equínos

Em funcionamento há 8 anos, no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, a Associação de Equoterapia de Alagoas (AEA), também conhecida como Espaço Dr. Bráulio Cavalcanti, é especializada no tratamento e reabilitação de pessoas com necessidades especiais, por meio de exercícios com equínos. A entidade atende cerca de 60 pessoas, muita delas vítimas de acidentes, além de pacientes com autismo, síndrome de down e deficiência motora.

E quem faz parte da Associação é o fisioterapeuta Ernestino Veiga, ex-aluno do Centro Universitário CESMAC. Ele fala da importância desse serviço nos cuidados com esses pacientes. “A equoterapia proporciona para esses indivíduos um tratamento que a fisioterapia sozinha não faz”, falou. “Ela (a equoterapia) é um complemento importante para a reabilitação, pois exercemos atividades multidisciplinares junto com a fonoaudiologia, psicologia e outros exercícios”, completou.

As seções de atividades com equínos devolveram ao jovem Irã Júnior, além de boa parte dos movimentos, a força de vontade para viver. O jovem foi vítima de um acidente de moto em 2006 e quase não resistiu aos ferimentos, ficando internado na
Unidade de terapia intensiva (UTI) por sete meses. Dona Nireida Lemos, mãe de Irã, acompanha os tratamentos do filho. “A evolução é muito grande e a cada dia há melhoras. Eu sinto que ele está se recuperando”, constatou.

A equoterapia no espaço Bráulio Cavalcanti acontece em duas seções por semana, com trinta minutos cada. Muitos atendimentos realizados são fruto de parceria, a exemplo do convênio com a Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau).

Hoje, o Centro possui, em seu complexo, clínica médica, com atendimento laboratorial, além de serviço de acupuntura, psicoterapia, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. “Trabalhar com a equoterapia resulta em um ganho muito importante para os pacientes, pois aumenta a sua auto-estima e autoconfiança”, explica a psicóloga Clarice Macêdo, responsável pela Associação.

 Exibições de filmes e mostra competitiva prometem agitar cidade de Penedo

 O 1º Festival de Cinema Universitário de Alagoas será realizado de 28 de setembro a 02 de outubro de 2011, na cidade de Penedo/AL. Entre os tópicos da programação acontece uma mostra competitiva que tem inscrições abertas até o dia 22 de agosto.

Podem se inscrever filmes/vídeos no I Festival de Cinema Universitário de Alagoas alunos, professores e demais servidores técnico-administrativos pertencentes ao corpo acadêmico das Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, de todo o território nacional.

A realização é da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), através de suas Pró-Reitorias de Extensão (PROEX) e da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST); pela Unidade de Ensino Penedo, através do Projeto Cine Artpopular e pelo Movimento de Ações de Cinema na UFAL, em parceria com grupos e entidades representativas do setor audiovisual.

Análise e seleção das obras acontecem de 25 a 30 de agosto e a divulgação dos filmes/vídeos selecionados será no dia 31 de agosto. Mais informações e inscrições pelo site: http://www.evento.ufal.br/icinufal .

Deixe um comentário