Alagoas receberá missão da Colômbia para conhecer o Vida Nova nas Grotas

Secretaria de Comunicação inova e faz transmissão internacional direto de Medellín

Texto de Severino Carvalho

Em transmissão ao vivo (live) na manhã desta quinta-feira (7), direto de Medellín, na Colômbia, o governador Renan Filho informou que uma missão técnica a Alagoas será feita, em breve, pelos técnicos da Agência de Cooperação e Investimento de Medellín e da Área Metropolitana (ACI), responsáveis pela implantação do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), naquele país.

 
A via de mão dupla foi possível porque uma comitiva do Governo de Alagoas encontra-se em Medellín para conhecer de perto as iniciativas do ONU-Habitat, que transformaram social e urbanisticamente a vida de comunidades que vivem em áreas de difícil acesso na cidade colombiana. A ideia é adaptar e replicar em Maceió os projetos que deram certo, por meio do Programa Vida Nova nas Grotas.

 

“Trata-se de uma visita muito importante porque Medellín é uma cidade muito parecida com Maceió. Aqui também é uma grota, formada pelo Valle do Aburrá. E eles vão fazer uma missão a Alagoas com arquitetos, urbanistas, grupos de extensão da Universidade, que fazem bons projetos na área de urbanismo. Quem sabe, a gente chegue a um denominador comum para ampliar o Programa Vida Nova nas Grotas e também para levá-lo a mais comunidades e garantir mais benefícios para quem mais precisa”, disse o governador.

 
A missão técnica a Medellín teve início na quarta-feira (6) e prossegue nesta quinta (7). O convite foi feito pelo ONU-Habitat, parceiro do Governo de Alagoas na execução do Vida Nova nas Grotas em Maceió.

Além de Renan Filho, participam da missão técnica a coordenadora do Comitê Estratégico da Primeira Infância de Alagoas, primeira-dama Renata Calheiros; os secretários de Estado da Fazenda, George Santoro, e de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; a secretária especial do Tesouro Estadual, Renata dos Santos, além de técnicos das duas pastas.

 

 

Mobilidade urbana e troca de experiência

 

O objetivo é a troca de experiências com os técnicos da ACI, que implantaram o ONU-Habitat em Medellín, bem como apresentar o Programa Vida Nova nas Grotas, implementado em Maceió pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

 

“Nesse segundo dia, estamos com uma expectativa muito boa porque vamos visitar alguns equipamentos importantes aqui de Medellín: um bonde instalado para facilitar a mobilidade urbana, integrado ao transporte de massa, que é o metrô. Nós vamos visitar, também, as escadas rolantes implantadas ao ar livre para facilitar o acesso do cidadão à grota. Aí em Maceió, talvez tenham áreas para implantar esse equipamento, sobretudo no bairro do Jacintinho, onde há muita gente que precisa se deslocar de casa para o trabalho e depois retornar. Vamos também visitar as obras como vias de acesso, equipamentos de segurança, espaços de convívio, creches e bibliotecas-parques”, comentou o governador.

 
Programa
O Vida Nova nas Grotas expande as ações do Programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças e eleva os investimentos em mobilidade urbana, inclusão social e geração de emprego e renda. As benfeitorias já chegaram a 31 comunidades de Maceió e o objetivo é levá-las a todas as 76 grotas existentes na capital até o final do próximo ano, onde vivem mais de 250 mil pessoas.

 

Renan Filho apresentou aos colombianos os avanços alcançados pelo Vida Nova nas Grotas, além de outros programas estaduais que vêm mudando a realidade de Alagoas.

 

“A gente veio aqui a Medellín para levar a Alagoas soluções novas para problemas antigos. Já implantamos algumas soluções muito interessantes em nosso Estado. Eu apresentei para eles aqui os Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps), a Força Tarefa, o monitoramento por helicóptero, o sistema de radiocomunicação digital e a contratação de policiais em dias de folga”, citou Renan Filho.

 

Inovação

A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) inovou ao realizar a transmissão ao vivo (live), na manhã desta quinta-feira (7), da missão técnica do Governo de Alagoas a Medellín. Direto da Colômbia, o governador Renan Filho foi entrevistado pela jornalista Charlene Araújo e pelo radialista Luiz Filho.
No Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, em Maceió, foi montada toda uma estrutura de TV aplicada à internet com ênfase nas redes sociais. Por meio do recurso Skype foi possível fazer a transmissão ao vivo, retransmitida por 12 emissoras de rádio alagoanas, da capital e do interior do Estado, acompanhada pela imprensa e internautas. Eles puderam interagir com perguntas numa coletiva virtual.

 

“A iniciativa das equipes de mídia social, rádio e jornalismo, no sentido de transmitirem ao vivo a entrevista com o governador a partir da Colômbia é algo pioneiro e que demonstra a inventividade, a capacidade dessas equipes da Secretaria de Comunicação de enfrentar e resolver os problemas. Não foi fácil, a exemplo da qualidade do sinal que oscilou em certos momentos, mas que não depende de nós. A live, entretanto, foi um sucesso, não apenas pelo número de pessoas que assistiram via Instagram e Facebook, mas também pela adesão em rede das rádios do interior e da capital”, destacou o secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins.

Deixe uma resposta