Ação complementa a alimentação dos estudantes, que muitas vezes saem de casa sem ter feito a primeira refeição do dia
As creches e escolas municipais de Maceió têm desenvolvido práticas nutritivas que auxiliam a primeira refeição do dia dos estudantes, contribuindo, assim, para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos e seus desempenhos em sala de aula. Entre essas ações está o desjejum, que foi implementado na rede de ensino pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) há mais de um ano na gestão do prefeito JHC, a partir de recursos próprios.
Porém, muito antes do programa ser instaurado, já existia unidades escolares que já realizavam esse tipo de ação com as crianças, pois percebiam que elas tinham dificuldade de aprender por não estarem devidamente alimentadas.
É o caso do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Maria de Melo, localizado no bairro do Benedito Bentes, em Maceió. A unidade atende 304 crianças de 3 a 5 anos, distribuídas pela manhã e pela tarde. A unidade postou em suas redes sociais, na terça-feira (13), algumas fotos de crianças comendo papa de banana como desjejum, o que chamou atenção e abriu espaço para a discussão sobre a importância de uma criança nutrida e bem alimentada na escola.
Para Rafaela Pessoa, coordenadora do setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed, o desjejum é um complemento na alimentação da criança e muitas vezes sai de sua casa sem ter se alimentado. A ação de servir o desjejum é pra que essa criança inicie o dia mais disposta, impactando positivamente no rendimento escolar da mesma. Ela acredita que a ação do desjejum contribui para o rendimento dessa criança.
Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed