Unidades de saúde reforçam campanha com ações preventivas contra o câncer de mama

Iniciativas compartilham orientações e estimulam o autocuidado

 

Um trabalho contínuo para ampliar as ações preventivas da campanha de conscientização e combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa, as unidades de saúde municipais seguem mobilizadas na realização de inúmeras atividades alusivas ao tema junto às usuárias.

Nesta quarta-feira (23), a equipe da Unidade Básica de Saúde Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes, na Cidade Universitária, reforçou a colaboração intersetorial entre os serviços de saúde e assistência social ao promover, em parceria com o Cras Cidade Universitária, orientações sobre o câncer de mama e também outros tipos de câncer que atingem as mulheres, como o de colo de útero e de ovário.

Nas dependências do Cras, os profissionais de saúde abordaram a importância do autocuidado e a detecção precoce da doença, além de esclarecer dúvidas dos participantes.

“Atividades coletivas extramuros da unidade, como essa, fortalecem o SUS e o compromisso da Atenção Primária em levar a assistência em saúde a todos, tanto em ambientes coletivos quanto nas residências”, ressaltou o gerente Eudes Inácio.

USF Novo Mundo

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Mundo, as atividades educativas da campanha vêm sendo realizadas nas salas de espera, com orientações e informações sendo repassadas pela equipe composta pela médica, enfermeira, auxiliar de enfermagem e estudantes de medicina. Durante o mês de outubro, os profissionais de saúde também ampliaram o atendimento do público feminino com a entrega de requisições para exames preventivos, como mamografias e ultrassom.

UBS José Tenório

Com uma ação extramuros denominada “Que Xou da Xuxa é esse???”, a UBS José Tenório, situada na Serraria, mobilizou a comunidade do entorno da unidade, ao destacar a campanha do Outubro Rosa com orientações e bom humor. A equipe abordou o público feminino em estabelecimentos comerciais do bairro e fez o agendamento para as consultas e citologia de imediato.

“As mulheres aprovaram a iniciativa e já saímos com agenda lotada para esses procedimentos até a próxima semana, facilitando ainda mais o atendimento para quem não consegue fazer o agendamento na unidade por conta do trabalho. É nosso papel, enquanto profissionais da área, ampliar o acesso dos usuários aos serviços de saúde”, frisou a gerente da UBS Thyone Assunção.

UBS Felício Napoleão

Foi com a decoração temática nos tons da campanha Outubro Rosa e uma mesa de guloseimas e lembrancinhas, que a equipe da Unidade Básica de Saúde Felício Napoleão, na Aldeia do Índio, no Jacintinho, recebeu os usuários nesta quarta-feira, durante a realização da ação voltada à conscientização sobre os cuidados preventivos com a saúde feminina.

Na iniciativa, foram realizadas consultas, coleta de citologia, exames, vacinação e palestras educativas sobre prevenção, sinais e sintomas da doença e importância do diagnóstico precoce, além da entrega de requisições para a realização de mamografia.

UBS Osvaldo Brandão

Também focada em promover orientações e cuidados preventivos sobre o câncer de mama, para estimular o autocuidado feminino, a equipe da Unidade Básica de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, localizada na Ponta da Terra, também promoveu palestra sobre o tema da campanha do Outubro Rosa na sala de espera.

Além das orientações, os profissionais de saúde reforçaram a atividade com a disponibilização de serviços da unidade de saúde, como a oferta de exames de citologia, testes rápidos, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, vacinação e exame clínico das mamas, além de encaminhamentos para a realização de mamografias e ultrassom de mamas, ao ampliar o acesso da população. Uma consultora de beleza incentivou as usuárias a fortalecer a autoestima, com dicas de maquiagem e cuidados com a pele.

Cássia Oliveira/ Ascom SMS

Deixe um comentário