Rua em que fica a Unidade de Saúde da Família foi tomada pela lama, após chuvas causarem transbordamento do rio que corta o bairro
Com o acesso dificultado por muita lama, a Unidade de Saúde da Família (USF) Vanderli Maria de Andrade, localizada no Riacho Doce, teve suas equipes e serviços transferidos para as instalações do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Benevides Epaminondas da Silva, situado à Av. General Luiz de França Albuquerque (AL-101 Norte), nº 1585, na mesma localidade.
A iniciativa foi do prefeito JHC, que iniciou a semana percorrendo inúmeras áreas gravemente afetadas pelas chuvas. Em Riacho Doce, ao constatar os estragos provocados pelo transbordamento de um rio que corta a parte baixa do bairro, que também prejudicou o acesso à unidade, o prefeito determinou sua realocação, garantindo assim a continuidade dos serviços à população.
“Ao tomar conhecimento das dificuldades da população que procurava atendimento na unidade ontem, o próprio prefeito articulou com as secretarias de Saúde e de Educação a mudança para o CMEI, determinando a ampliação do atendimento – restrito aos usuários cadastrados na Estratégia de Saúde da Família – para toda a população que necessitar da assistência da atenção básica de saúde nesses próximos dias de chuva”, afirmou a coordenadora do 8º Distrito Sanitário, área de abrangência da unidade, Adriana Murta.
A USF Vanderli Maria de Andrade já iniciou o atendimento no novo espaço, onde deverá permanecer pelo período de dez dias. No local, serão disponibilizados os atendimentos de triagem, vacinação, da equipe de enfermagem e consulta médica com clínico geral, além da sala de vacina e recepção. O atendimento odontológico seguirá suspenso, para evitar o deslocamento dos equipamentos da área para esse curto espaço de tempo.
“É importante ressaltar que essa mudança não está ocorrendo por problemas na estrutura da unidade, pois suas instalações não foram afetadas pela chuva. E sim uma medida de empatia da Prefeitura com pessoas que têm dificuldades de locomoção e estavam se arriscando em meio a um grande volume de lama para chegar até o local”, reforçou Adriana.
Cássia Oliveira – Ascom SMS