Unidade de Saúde da Ufal alerta usuários sobre o uso racional de medicamentos

Equipamento passou a contar com uma urna para o descarte correto de remédios vencidos e sem uso

Para ressaltar a importância do descarte correto de medicamentos vencidos e alertar sobre os riscos da automedicação, a Unidade Docente Assistencial (UDA) Gilberto de Macedo, localizada no Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promoveu uma atividade de conscientização com seus usuários, na sala de espera do equipamento de saúde.

A ação, realizada em alusão ao Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos – que será celebrado nesta sexta-feira (5) – foi desenvolvida pela equipe do setor de Farmácia, sob a coordenação das farmacêuticas Michelle Almeida e Taciane Paulina (residente do HUPAA – Ufal), com o apoio da estudante de Farmácia, Maria Eduarda Gomes, e demais estudantes que realizam estágio no local.

“Procuramos fazer uma abordagem voltada para a conscientização de todos em relação a esses cuidados, destacando a extrema importância do profissional farmacêutico nessa orientação ao paciente, direcionando não só para o uso correto da medicação, mas também quanto à sua aquisição, a continuidade do tratamento, o uso indiscriminado de medicamentos como antibióticos e seu descarte final de forma adequada”, ressaltou a farmacêutica Michelle Almeida.

As informações foram repassadas pela equipe por meio de palestras, uma breve explanação sobre a data e a distribuição de panfletos, contendo as orientações do Conselho Regional de Farmácia (CRF/AL).

Para reforçar a atividade realizada, a unidade de saúde passou a contar com uma urna de descarte. Nela, a comunidade poderá colocar medicamentos vencidos ou sem uso atualmente, para que sejam descartados corretamente, sem o risco de maiores danos aos moradores – por meio da contaminação do solo e da água – e a pessoas que possam ser expostas a eles nos aterros sanitários.

Cássia Oliveira/Ascom SMS

Deixe um comentário