Uncisal amplia fronteiras da pós-graduação com recepção da primeira aluna estrangeira

Juana Maria Peters, docente argentina, inicia estágio acadêmico em Alagoas por meio do programa Move La América

 

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) deu mais um passo rumo à consolidação de sua política de internacionalização ao receber, na manhã desta terça-feira (13), sua primeira aluna estrangeira em um programa de pós-graduação.

 

A vinda da pesquisadora argentina Juana Maria Peters foi viabilizada por meio do edital da Capes para o programa Move La América, que promove a mobilidade de estudantes da América Latina e Caribe em instituições brasileiras.

 

Juana atuará por três meses no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Especial (PROPGES), uma parceria entre a Uncisal e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A docente, que leciona no Instituto de Formación Docente y Tecnica N°166, da provincia de Buenos Aires, faz mestrado em Educação, na Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN).

“Durante o período de estágio em Alagoas, pretendo colocar a perspectiva brasileira em diálogo com a realidade argentina e, especificamente, da província de Buenos Aires, com vistas à construção cooperativa de um espaço de formação e pesquisa com perspectiva latino-americana em torno do campo da educação especial e inclusiva e da formação de professores e professoras”, explicou ela.

 

“Você está fazendo história na Uncisal. Que sua estadia aqui seja rica, acolhedora, e que aproveite bastante tudo o que construímos com muito esforço e dedicação”, declarou o reitor Henrique de Oliveira Costa.

 

Ele destacou que a internacionalização é mais um passo para o fortalecimento institucional da universidade nos últimos anos, com o apoio do Governo de Alagoas.

Para a vice-reitora Ilka do Amaral Soares, a chegada de Juana representa um momento de celebração. “Que essa experiência contribua não apenas com sua trajetória acadêmica e profissional, mas também com sua vida pessoal. A Uncisal é uma universidade que acolhe”, afirmou.

 

A recepção da aluna foi articulada pelo professor David Calheiros, coordenador do PROPGEES, que será o coorientador da pesquisadora durante a permanência em Alagoas.

 

“Ter uma aluna estrangeira no programa reforça o nosso compromisso com a excelência acadêmica e amplia as possibilidades de articulação em rede com outros países da América Latina”, observou.

 

Já a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Mara Ribeiro, destacou o papel estratégico da mobilidade acadêmica. “A presença de Juana traz reconhecimento internacional à nossa instituição e projeta a Uncisal para além das fronteiras de Alagoas e do Brasil”.

 

Família 

 

Juana veio acompanhada da família, incluindo as duas filhas, e demonstrou entusiasmo com a experiência. Ao escolher o Brasil como destino acadêmico, ela pretende estreitar laços entre os sistemas de formação docente dos dois países e identificar aproximações teóricas e acadêmicas sobre a inclusão.

Além de cursar disciplinas do Mestrado em Educação Especial, ela irá participar grupos de pesquisas, realizar visitas técnicas a escolas e a espaços de formação de professores.

 

“A iniciativa reforça a importância da internacionalização – critério de avaliação dos programas de pós-graduação pela Capes – e amplia as conexões da Uncisal com outras instituições de ensino e pesquisa do continente”, afirmou David Calheiros.

 

 

Para ele, a expectativa é que novas parcerias e mobilidades acadêmicas possam ser desenvolvidas a partir desse primeiro intercâmbio, fortalecendo o ambiente de cooperação e inovação em Educação Especial.

 

Danielle Cândido / Ascom Uncisal

Deixe um comentário