TJ de Alagoas vai reativar Comitê de Atores Judiciais

Comitê retornará como Núcleo Integrado pela Efetividade da Justiça; primeira reunião deve ocorrer em março

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, afirmou que irá retomar os trabalhos do Comitê de Atores Judiciais. O anúncio foi feito nesta sexta (24), durante visita à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL).

O comitê é formado pelo TJAL, Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), OAB/AL, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública, entre outros órgãos. O grupo foi criado em 2019 com o objetivo de aproximar as instituições, possibilitando a troca de informações e a construção de soluções para problemas no sistema de justiça.

“Vamos reativar o comitê agora com uma nova nomenclatura, que é Núcleo Integrado pela Efetividade da Justiça, onde teremos todos esses atores envolvidos para que possamos, juntos, encontrar soluções, amenizar os problemas e atender melhor a sociedade alagoana”, destacou o desembargador.

O presidente do TJAL afirmou ainda que o Núcleo terá dois segmentos: o judicial e o de segurança. “Estou conversando com todos os envolvidos e acredito que em março ocorra já o primeiro encontro”.

Pleitos da advocacia

Em sua visita à sede da OAB/AL, em Maceió, Tourinho ouviu pleitos dos advogados e afirmou que o TJAL está empenhado em dar soluções às demandas.

Criação de um canal direto de comunicação com a advocacia, expedição de precatórios, interlocução de magistrados com advogados e agilidade nos julgamentos das Turmas Recursais foram alguns dos pontos abordados.

O presidente da OAB/AL, Vagner Paes, considerou o encontro positivo. “É uma demonstração inequívoca de que a gestão do TJ está preocupada em ouvir, se aprimorar, abrir as portas e atender melhor aqueles que são os donos da coisa pública, que são os cidadãos brasileiros”.

Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br

Deixe um comentário