SMS inicia curso de inclusão digital e noções de saúde para jovens de Maceió

Parceria entre SMS e Facima qualificará jovens usuários do SUS em informática básica e noções de saúde

A Saúde de Maceió promoveu, na tarde dessa quinta-feira (25), a abertura oficial da 3ª edição do projeto ‘Infojovem: Conectando Cidadania e Proteção Integral’. A iniciativa, é uma parceria entre a equipe 7 do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde (e-NASF/APS) e a Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), e visa atuar na qualificação de 51 jovens, com idades entre 15 e 17 anos, em informática básica e noções de saúde.

Na solenidade de abertura, jovens e familiares residentes nos bairros Ouro Preto, Santo Amaro e Canaã receberam informações sobre o curso, que terá como abordagem principal na área de informática as ferramentas do Pacote Office, robótica educacional e sustentável e cultura maker. Já na área da saúde, participantes terão acesso a assuntos como alimentação saudável, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e saúde na adolescência.

O coordenador das equipes do e-Nasf/APS da SMS, Berto Gonçalo, afirma que o projeto cria um elo entre os jovens usuários do SUS e os profissionais da saúde, além de contribuir para a formação profissional do público.

“Com o projeto, nós conseguimos nos aproximar do público jovem que frequenta as unidades de saúde e oferecer para eles a oportunidade de aprender coisas novas e, com isso, proporcionar mais bem-estar e saúde, além de garantir novas perspectivas de inclusão no mercado de trabalho para eles”, disse.

O coordenador técnico e instrutor do projeto, José Oseas Filho, ressaltou a importância que o projeto desempenhou nas edições anteriores e enfatizou a satisfação da equipe pela continuidade da ação.

“As edições anteriores foram de grande importância para nós e para o destino dos jovens que participaram, pois aqui nós oferecemos a oportunidade de conectar o jovem ao aprendizado, garantindo maior preparo para que eles ingressem no mercado de trabalho. Isso é muito gratificante, pois faz a diferença”, destacou.

As aulas do Infojovem 2022 serão ministradas pelos profissionais do Nasf e acontecerão duas vezes por semana, durante 3 meses, nas dependências da Facima.

Polyanna Monteiro / Ascom SMS

Deixe um comentário