Seris: Capacitações oferecidas no sistema prisional ganham adesão do Judiciário de Alagoas

Programas já beneficiaram mais de 80 internos de três unidades diferentes

Os programas de capacitação mantidos pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) ganharam a adesão do Poder Judiciário de Alagoas. Em audiência concedida pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Klever Rêgo Loureiro, foi assinado o termo de cooperação que inclui o TJ/AL na iniciativa.

Trata-se do Programa de Capacitação (Procap), já oferecido pela SERIS, que qualificou 80 apenados em três cursos: artefatos de construção e tijolos ecológicos, oferecidos no Presídio do Agreste; corte e costura, ministrado no Presídio Feminino Santa Luzia, e padeiro confeiteiro, realizado pelo Núcleo Ressocializador da Capital (NRC).

Entre outras instituições e órgãos que já integram a iniciativa, também por meio de convênio com a SERIS, estão o Ministério Público, secretarias do Trabalho e Defensoria Pública Estadual.

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio de Freitas, destacou a importância da adesão do Poder Judiciário e das realizações do Procap, em capacitar os internos, para que tenham acesso ao mercado de trabalho, por meio de uma profissão, e a perspectiva de que os cursos oferecidos passarão a ser perenes.

O ingresso no mercado de trabalho é um dos principais fatores de reinserção na sociedade, após deixarem a condição de apenados.

“Nossa meta é que esta seja uma constante: oferecer os cursos; essa prática seja permanente”, frisou.

“É importante registrar que tivemos as paralisações decorrentes do período da pandemia, senão os números alcançados pelas capacitações seriam ainda maiores. E que, mesmo com esses problemas enfrentados não só por nós, mas, em todo o mundo, temos hoje uma realidade muito gratificante: pessoas formadas pelas capacitações que passaram à condição de instrutores e hoje ministram o que aprenderam nos cursos oferecidos no próprio sistema”, relembrou.

O assessor executivo de Contratos e Convênios da SERIS, Cel. PM Clístenes Omena, endossou a importância de a parceria contar, a partir de agora, com a presença do Judiciário de Alagoas, agregando suporte legal e jurídico a demandas como a necessidade da documentação regularizada, para ter acesso aos benefícios dos programas.

O Procap foi implementado a partir de iniciativa do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), que cede o maquinário e equipamentos necessários para implantação dos cursos; a SERIS viabiliza a estrutura para abrigá-lo para realização das aulas e um órgão ligado à capacitação profissional cede os instrutores e conteúdo programático.

Nos cursos oferecidos pela SERIS, no sistema prisional alagoano, essa instituição é o SENAI, detentora dos mais altos padrões de excelência no ensino profissionalizante.

Ascom/Seris

Deixe um comentário