A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) promoveu, nesta quarta-feira (20), uma palestra para sanar dúvidas sobre a autorregularização de impostos estaduais. A iniciativa visou estreitar, de modo prático, a relação com a classe contábil, esclarecendo questionamentos quanto ao cumprimento das obrigações tributárias. O evento gratuito aconteceu no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (Ipog), em Maceió.
A palestra teve como tema “Autorregularização e sua abrangência nos setores da Sefaz”. Nela, foram debatidos assuntos relacionados à legislação pertinente, como também à prática correta dos diversos procedimentos necessários ao cumprimento das obrigações tributárias, principalmente às de natureza acessória.
Auditores fiscais da Sefaz-AL participaram do evento para esclarecer as perguntas frequentes dos contadores alagoanos. A líder do Programa Contribuinte Arretado e auditora fiscal da Receita Estadual, Elka Gonçalves, explicou que a ideia foi, justamente, auxiliar o contador para proporcionar um meio prático de bem executar esses atos de autorregularização.
“O conselho de contabilidade fica muito feliz pela disponibilidade e oportunidade de interação que melhora o diálogo entre o fisco, contribuinte e contadores, que são grandes usuários dos sistemas da Sefaz. Essa interlocução é fundamental porque esclarece muitas dúvidas que nós temos”, enfatiza o vice-presidente de desenvolvimento profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL), José Carlos Melo.
Tatyane Barbosa/ Ascom Sefaz