Sefaz-AL lança novos serviços na assistente virtual Nise para agilizar atendimento fiscal

Orientações sobre malhas, declarações e notificações agora podem ser obtidas por meio da plataforma

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) ampliou os atendimentos da assistente virtual Nise, com três novos serviços que facilitam a rotina de contribuintes e contadores. A partir de agora, é possível esclarecer dúvidas relacionadas às malhas fiscais, declarações fiscais e notificações emitidas pela Superintendência de Inovação e Conformidade Fiscal (Sicof), de forma totalmente digital.

 

Os novos serviços já estão disponíveis e podem ser acessados a qualquer dia e horário. O atendimento é feito com envio de resposta para o e-mail cadastrado pelo usuário, no prazo máximo de até dois dias úteis. A novidade está disponível no site da Sefaz (www.sefaz.al.gov.br), no aplicativo Sefaz Conectada e também no canal da Nise no Telegram.

 

Com a atualização, a Nise agora oferece atendimento para dúvidas sobre cruzamentos de dados que apontam inconsistências em declarações e obrigações tributárias; suporte sobre a Escrituração Fiscal Digital (EFD ICMS/IPI) e a Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação Tributária (DESTDA).

 

A Nise também presta orientações sobre comunicados da Superintendência de Inovação e Conformidade Fiscal, que indicam possíveis infrações e os procedimentos para a regularização.

 

A medida faz parte da política de modernização e digitalização dos serviços do órgão, oferecendo mais praticidade ao cidadão, com linguagem acessível e prazos definidos de resposta.

 

Para utilizar os novos serviços, o usuário deve acessar a Nise e selecionar a opção 6 do menu principal: “Declarações, Malhas e Documentos Fiscais”. Em seguida, poderá escolher entre as opções: opção 5 – Malhas Fiscais; opção 6 – Declarações; e opção 7 – Notificações SICOF.

 

 

A gerente de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz, Ana Karla, explica que o objetivo é tornar o acesso à informação mais rápido e eficiente. “Esses novos atendimentos foram pensados para oferecer praticidade e agilidade a quem precisa de suporte em temas muitas vezes técnicos, como malhas fiscais, declarações e notificações. A ideia é facilitar o entendimento e evitar que o contribuinte precise se deslocar ou esperar por longos prazos para ter retorno”, destacou.

 

Gabrielly Barreto / Ascom Sefaz

Deixe um comentário