Junho chegou e, após dois anos de pandemia, o Nordeste está pronto para celebrar a sua festividade preferida. Na rede estadual de Alagoas não é diferente e, este mês, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promove a primeira edição do Festival de Quadrilhas Juninas Matuta da Rede Pública Estadual de Ensino de Alagoas. As apresentações acontecem no próximo dia 20, no Ginásio do Sesi, no horário de 11h às 17h.
O edital relativo ao evento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (1º) e pode ser conferido no endereço https://www.imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial e na seção de Avisos do site da Seduc (www.educacao.al.gov.br). A iniciativa visa fomentar o protagonismo juvenil e fortalecer as tradições nordestinas entre os alunos da rede estadual de ensino.
Cada Gerência Regional de Educação (Gere) vai selecionar uma quadrilha para representá-la no evento do dia 20. E, dentre essas 13 escolas, as três melhores classificadas serão premiadas.
“Temos uma forte tradição de quadrilhas juninas na rede estadual e, nesses últimos dois anos, em virtude de pandemia, não pudemos desfrutar dessas festividades tão queridas por todos nós nordestinos. Esse Festival é inédito e é uma oportunidade não só para retomar esses festejos, mas também para mostrar todo o talento e criatividade que temos em nossas escolas, além de trabalhar as culturas e tradições do Nordeste e de Alagoas com nossos alunos”, destaca a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
Ana Paula Lins/ Seduc