Iniciativa Atenção Primária à Saúde Forte no SUS dá visibilidade a boas práticas desenvolvidas pelos profissionais do Sistema Único de Saúde em Maceió
Uma profissional de saúde de Maceió, a dentista Simone Vasconcelos, que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Rosane Collor, no Clima Bom, teve um relato de experiência aprovado para a primeira etapa da iniciativa ‘Atenção Primária à Saúde (APS) Forte no SUS: Integralidade no Cuidado’. O trabalho aprovado tem como tema os cuidados com a saúde bucal aplicados a uma Instituição de Longa Permanência (ILP) para idosos.
A premiação é promovida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, e pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária em todo o país. A pesquisa aprovada integra o eixo de “Organização da Rede de Atenção à Saúde Bucal”, que visa visibilizar as ações de promoção e prevenção em saúde bucal e sua integração com as ações das equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF).
A dentista, Simone Vasconcelos, profissional que teve a experiência aprovada, detalha como é desenvolvido o projeto no município.
“Muitos idosos que vivem em abrigos têm dificuldades motoras por conta do envelhecimento ou doenças sistêmicas e percebemos que muitos dos cuidadores que atuam nesses locais não têm muita informação sobre a forma correta de cuidar da saúde bucal desses idosos. Então o nosso trabalho é conscientizar que a saúde bucal vai além dos dentes e a devida atenção garante uma saúde sistêmica e mais qualidade de vida para esse público”, explica.
Ana Cecília da Silva/Ascom SMS