Lista com endereços e telefones dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania pode ser conferida no site do TJAL
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) disponibilizou, no site do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), lista atualizada de telefones e endereços dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). Nesses locais, a população pode resolver demandas pré-processuais e processuais de forma mais rápida, por meio da mediação e da conciliação.
A relação traz 27 Cejuscs instalados na capital e no interior do estado. Demandas da área de família como divórcio, guarda e pensão alimentícia, e outras questões de menor complexidade, como conflitos de condomínio e direito do consumidor, são exemplos do que pode ser resolvido nos Cejuscs pré-processuais, de forma consensual.
“As vantagens dos Centros de Conciliação são evidentes. Eles diminuem o tempo de duração do processo ou, propriamente, do conflito. O Cejusc convida as próprias partes a construírem a decisão, gerando um grau de satisfação maior, ou de insatisfação muito menor do que aquele que o método tradicional proporciona”, destacou o desembargador Tutmés Airan, que está à frente do Nupemec.
O Nupemec é o órgão do Judiciário que coordena os trabalhos dos Cejuscs em Alagoas.
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br