Foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (20) as novas legislações que dispõem sobre o fluxo do acesso à hierarquia e fixa o efetivo tanto do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AL), quanto da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL). As leis foram sancionadas pelo governador Paulo Dantas nessa quinta (19), durante a solenidade de passagem de comando da PM-AL, no Trapiche da Barra, em Maceió.
A principal mudança está no aumento no efetivo das duas corporações estaduais. O CBM passará de 2.823 para 3.246 bombeiros militares e a PM de 12.165 para 13.267 policiais militares. As novas vagas que surgem serão divididas em três etapas, com a primeira marcada para o dia 1º de novembro deste ano. Nesta data, um terço do novo quantitativo, por posto ou graduação, já poderá ser contabilizado para as futuras promoções em ambas instituições.
Os dias 1º de maio e 1º de novembro, ambos em 2023, abrirão as vagas da segunda e terceira etapas, respectivamente. Por exemplo, na PM o número de tenentes-coronéis combatentes passou de 64 para 100, um acréscimo de 36 vagas. Elas serão abertas seguindo a divisão de 12 por etapa.
“Eu, que tive a felicidade de ajudar no parlamento a aprovação dos projetos de lei que fixam os efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, agora tenho a alegria de sancionar essa importante lei que valoriza ainda mais as duas corporações”, afirmou o governador. “A efetivação dessa lei vai gerar mais motivação para que esses nobres servidores públicos possam continuar garantindo a paz e a segurança da sociedade alagoana”, completou Paulo Dantas.
Roberison Xavier / Ascom SSP