Evento promovido pela OAM vai apresentar um estudo inédito sobre os impactos econômicos e sociais da universalização do saneamento em Alagoas
O Mais Água Alagoas, programa do Governo que tem como objetivo promover a universalização do acesso à água no estado, será protagonista no Summit Água, um estudo inédito sobre os impactos econômicos e sociais da universalização do saneamento em Alagoas. O evento, que está com inscrições abertas pelo site Loja de Ingressos, acontecerá no Centro de Convenções de Maceió no dia 24 de março, e será promovido pela Organização Arnon de Mello (OAM).
O Summit Água contará com a palestra de Vítor Pereira, secretário de Estado de Governo, pasta a qual o Mais Água é vinculado, além de especialistas, autoridades e representantes de concessionárias para discutir políticas de segurança hídrica e diretrizes de investimento em saneamento em Alagoas.
Para Vítor Pereira, o Mais Água Alagoas vem para transformar o saneamento e o acesso à água em Alagoas. “O Gazeta Summit Água será um evento fundamental para discutir e promover soluções inovadoras para os desafios do saneamento no nosso país, especialmente em Alagoas. O tema do encontro é extremamente relevante, pois o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário de qualidade são pilares para a saúde pública e o bem-estar da nossa população e tem sido uma prioridade no Governo de Alagoas” afirma Vitor.
“Alagoas vem avançando na ampliação e melhoria dos serviços de saneamento, grande parte dos investimentos são realizados dentro do nosso programa Mais Água Alagoas. Desde a criação do Mais Água Alagoas, em 2023, foram construídas mais de 25 barragens, 8.403 cisternas, 238 recuperação de nascentes, 46 estações hidrológicas entre outras ações que auxiliam na universalização da água”, disse.
O estudo exclusivo sobre a situação do saneamento em Alagoas, que será abordado no Summit, foi encomendado pela OAM e foi elaborado por técnicos do Trata Brasil. Além de dados, o material, intitulado de “Benefícios Econômicos do Saneamento em Alagoas”, apresentará um panorama sobre a evolução da infraestrutura de saneamento no estado entre 2005 e 2022, além de projeções para até 2040.
A pesquisa abordará também os impactos positivos da universalização do saneamento básico, incluindo avanços em saúde, produtividade, valorização imobiliária, aumento do turismo e crescimento econômico.
“O objetivo é trazer dados, informação e conhecimento relevantes para a gente entender como o acesso ao saneamento pode mudar a vida das pessoas e impactar, inclusive, na economia local e regional”, explicou Luana Pretto, presidente Executiva do Trata Brasil.
O evento também vai projetar as medidas que podem ser tomadas para alcançar a universalização da água em Alagoas até 2040, bem como o legado que será deixado. “Essa discussão será bastante proveitosa sobre as políticas de segurança hídrica e também as diretrizes de investimento em saneamento e em água e esgoto no estado de Alagoas”, afirmou o diretor-presidente da Casal, Luiz Neto.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gino César, avalia que o Estado tem feito grandes ações para melhorar o fornecimento d’água e preservar os mananciais. “Água é um recurso limitado que deve ser cuidada, tratada e distribuída da melhor forma. Nós temos várias ações que tentam levar água para as pessoas, mas também é preciso pensar em todos os processos que envolvem a água. Por isso estamos aqui”, pontua.
Programação do Summit Água
8h – Credenciamento
9h – Primeiro Painel: Apresentação do estudo “Benefícios da Expansão do Saneamento em Alagoas”Palestrantes: Luana Siewert Pretto (Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil) e Fernando Garcia de Freitas (Pesquisador do Instituto Trata Brasil)
10h – Segundo Painel: “O Desafio da Universalização do Saneamento no Contexto do Marco Regulatório”
Participantes:
Herbert Dantas (Diretor-Presidente da BRK-Alagoas)
Rondinaldo Lima (Diretor da Sanama)
Alexandre Lopes (Diretor-Presidente da Verde Alagoas)
Vitor Pereira (Secretário de Estado de Governo)
Luiz Cavalcante Peixoto Neto (Presidente da Casal)
Camila Ferraz (Presidente da Arsal)
Marcelo Beltrão (Presidente da Associação dos Municípios de Alagoas – AMA)
Alexandre Anderaos (Superintendente de Regulação de Saneamento Básico da ANA)1
1h15 – Coffee Break
11h45 – Palestra Final: “Desburocratização e Acesso Facilitado a Recursos para Universalizar o Saneamento”Palestrante: Luiz Abel Amorim de Andrade (Diretor de Negócio do Banco do Nordeste – BNB)
Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas