Ação foi desenvolvida na creche municipal Maria Liege, localizada no Jacintinho
Para incentivar a leitura desde a primeira infância e a interação com a família, a comunidade escolar da creche municipal Maria Liege, localizada no Jacintinho, criou a Sacola Literária para as crianças de dois e quatro anos. Essa atividade acontece desde o começo de novembro na própria unidade de ensino, com a participação das professoras e das crianças do maternal 1 A e do primeiro período B.
A ideia surgiu da necessidade de construir um elo entre os pais, os filhos e a literatura, como também estimular a autonomia das crianças e estimular a leitura dentro de casa. A ação foi idealizada e executada pelas professoras Indalice Rafaela e Eliane Araújo.
A coordenadora pedagógica da creche, Ladivane Lopes contou que a literatura é uma parte principal na proposta curricular e no planejamento escolar. Todas as atividades com o teor literário são feitas há muito tempo na unidade e, recentemente, foram abertas para a família das crianças. Na creche há caracterizações das professoras, contações de histórias, customizações, entre outras ações.
“A sacola literária é uma dessas ações, para que as crianças possam escolher e terem oportunidade de levar os livros para casa, e compartilhar com a família. Obviamente, a criança não tem o nível avançado da leitura, mas entendem imagens, símbolos, cores e utilizam os sentidos e a imaginação ao ouvir as histórias. Isso os influencia a ir para bienal, comprar livros, além de instigar o gosto pela leitura. É gratificante ver como a criança pode sim ser esse elo e plantar essa semente do gosto pela leitura dentro da família”, enfatizou.
Ladivane também contou que os pequenos ficam encantados quando levam os livros na sacola para a casa e voltam à sala de aula com mais contentamento.
As crianças utilizam o acervo literário disponível na unidade escolar para levar os livros na sacola. A professora Indalice contou que no final de cada semana duas crianças do maternal e quatro do 1º período levam a sacola e passam o fim de semana com os livros em casa, devolvendo na segunda-feira. A sacola foi confeccionada pela professora Indalice e as crianças fizeram a customização.
Para a professora Eliane Araújo, o incentivo à leitura desde muito cedo desenvolve habilidades emocionais e na oralidade.
“Auxilia também na resolução de conflitos no dia a dia, além do incentivo à boa oralidade e o senso crítico das coisas. Ações como essa também fazem com que as crianças utilizem a imaginação e a criatividade. Sinto que como mediadora do conhecimento, devo proporcionar momentos e oportunidades variadas de contato com a leitura”, afirmou a professora.
Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed