Paciente ficou internado por sete dias na unidade hospitalar e já retornou para casa
Mais um momento marcante aconteceu no Hospital do Coração Alagoano, gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O paciente Ricardo Cavalcante Ferreira, de 49 anos, recebeu alta clínica após o transplante de fígado. Ele foi o primeiro transplantado hepático da rede pública estadual.
O transplante aconteceu no dia 10 de janeiro, após cinco horas de cirurgia, e o paciente ficou internado na unidade hospitalar até a última sexta-feira (17). Com o novo fígado, Ricardo vai poder se recuperar em casa cercado dos seus seis filhos.
“Só tenho a agradecer a equipe do hospital, desde o pessoal da limpeza até os médicos. Quem chega aqui doente sai bem. Estou bem, firme e forte. Agora é só seguir o que os profissionais pediram e continuar minha vida feliz”, afirma o paciente com um sorriso no rosto.
Ricardo vai continuar realizando consultas e exames no Hospital do Coração Alagoano, com os especialistas da área para monitorar como está a aceitação do novo órgão. Para Ricardo, o transplante deu uma nova chance de viver e voltar a fazer o que mais gosta: trabalhar na feira.
“Espero daqui a alguns meses voltar à ativa. Estou muito animado para voltar a trabalhar na minha barraca de frutas e verduras, mas com a máscara me protegendo o tempo todo, longe de muita gente. Agradeço muito a quem doou esse órgão para mim e que Deus cuide da família dessa pessoa”, salienta o paciente.
Uma nova vida
Este transplante faz parte do programa Alagoas Transplanta. Inaugurado há menos de um ano, o programa já se consolidou como uma referência na área, com foco na captação e transplante de órgãos sólidos.
O programa inovador e de alta complexidade conta também com a participação de outras unidades hospitalares e da Central de Transplantes do Estado. Para o secretário estadual de Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, a população alagoana só tem a ganhar com a união de esforços da saúde.
“Temos o compromisso de cuidar das pessoas, com amor e excelência. Por isso, investimos na melhor estrutura com novas tecnologias, profissionais capacitados e um atendimento humanizado. Por determinação do nosso governador Paulo Dantas, estamos salvando cada vez mais vidas”, reforça o secretário.
O diretor-geral do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, ressaltou a importância do programa Alagoas Transplanta. “Nosso hospital é habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar três tipos de transplantes: de coração, de rins e de fígado. Estamos apenas no começo, mas já mudamos a vida de 15 pessoas que receberam novos órgãos”, enfatiza.
Nataly Lopes / Ascom Sesau