Esmal oferece 480 horas de aulas práticas para os 12 novos magistrados do Judiciário alagoano
A Escola Superior da Magistratura (Esmal) recebeu, nesta segunda-feira (4), os doze novos juízes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) para a aula inaugural do Curso de Formação Inicial de Magistrados. Na solenidade, o ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministrou a aula magna para os ingressantes do Judiciário alagoano.
“O sucesso vem do trabalho, da dedicação, do estudo diário e da responsabilidade de servir com intensidade a sociedade, de dar a ela, em prazo razoável, o acesso à Justiça efetiva”, destacou o ministro Humberto Martins para os aprovados do concurso público concluído no final de 2021.
Com 480 horas de aulas, a formação inicial se estenderá até meados do mês de julho com atividades essencialmente práticas que prepararão os novos juízes para assumir as comarcas onde forem atuar. As atividades pedagógicas são regulamentadas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e conduzidas pela Esmal.
“O curso é bastante denso, aprofundado, e tem como objetivo tornar esse início da prática judicante mais confortável para aqueles que estão ingressando na magistratura”, explicou a juíza Lorena Sotto-Mayor, coordenadora geral de cursos da Esmal, que detalhou ainda que ao fim da formação os novos magistrados irão presidir uma sessão do júri, o que é considerado um desafio até mesmo por juízes mais experientes.
Para a juíza Bruna Mendes d’Almeida, uma das ingressantes do TJAL, uma das maiores expectativas é ter aulas com grandes professores. “Espero que esse curso capacite a gente para sermos bons magistrados e atuarmos bem no interior do estado. Espero que o curso seja muito proveitoso”, afirmou.
Autoridades
A desembargadora Elisabeth Carvalho, diretora-geral da Esmal, acompanhou a abertura do curso e deu as boas-vindas ao grupo, assim como os desembargadores Otávio Leão Praxedes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), Washington Luiz Damasceno Freitas, vice – presidente e corregedor do TRE/AL, Tutmés Airan, Fernando Tourinho, Celyrio Adamastor, Orlando Rocha e Ivan Vasconcelos.
Também estiveram presentes os juízes Anderson Passos, representando o corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt, André Parízio e Eric Baracho, coordenadores de cursos para magistrados e do Núcleo de Ensino a Distância da Esmal, respectivamente.
Foram empossados Bruna Fanny Oliveira Lemos, Bruna Mendes d’Almeida, Caio de Melo Evangelista, Darlan Soares Souza, Evaldo da Cunha Machado, Fernanda de Goes Brito Diamantaras, Mylena Rios Camardella da Silveira, Natália Cerqueira de Castro, Nathalia Silva Viana, Rafael Wanderley de Siqueira Araújo, Vinícius Augusto de Souza Araújo e Wilians Alencar Coelho Junior.
Carolina Amancio – Ascom Esmal/TJAL
(82) 2126-5378 – imprensa@tjal.jus.br