Diversas autoridades estiveram presentes ao evento
O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) realizou, na última quarta-feira (23/11), a sessão solene de posse dos desembargadores Marcelo Vieira e João Leite de Arruda Alencar nos cargos de presidente e vice-presidente do Regional Trabalhista, respectivamente. Os magistrados foram reeleitos por aclamação e irão conduzir a Corte Trabalhista no biênio 2022/2024. A cerimônia ocorreu no auditório da Justiça Federal.
Estiveram presentes ao evento várias autoridades: políticos, desembargadores, juízes, servidores, advogados, procuradores, empresários e familiares dos empossados. Na oportunidade, as desembargadoras Vanda Lustosa e Anne Helena Fischer Inojosa também tomaram posse nas respectivas funções de ouvidora e diretora da Escola Judicial.
Em seu pronunciamento, o desembargador Marcelo Vieira enfatizou a importância de magistrados, servidores e demais colaboradores para a sua gestão. “Contei, nesses dois anos passados, com o espírito público e o apoio incondicional de todos os colegas de bancada para superarmos um tempo de perdas, de dor e de incertezas”, frisou.
Em seguida, acrescentou: “Contei também com a disposição e com a garra dos juízes de primeiro grau e dos servidores do Regional, que, de peito e mente abertos, lançaram-se nos projetos de inovação que a tecnologia nos ofereceu, para que pudéssemos seguir servindo. Como sempre, contei com o incansável labor de tantos trabalhadores terceirizados que tornam possível e prazerosa nossa missão de distribuir justiça a trabalhadores e empregadores”.
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Rafael Gazzanéo, destacou o aniversário dos 30 anos do TRT-19 “A Justiça do Trabalho foi criada para mitigar a desigualdade entre as partes e, durante sua existência em Alagoas, o TRT-19 vem cumprindo bem esse objetivo. Estou seguro que, nesses 30 anos, o TRT participou de forma decisiva das diversas transformações sociais em benefício da sociedade e dos trabalhadores alagoanos”.
A advogada Natália França Von Sohsten, vice-presidente da OAB/AL, enalteceu as virtudes dos empossados e desejou sucesso aos gestores. “Hoje, o desembargador Marcelo Vieira nos brinda com sua maestria à frente da gestão do TRT de Alagoas”.
O juiz do trabalho, Flávio Luiz da Costa, vice-presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 19ª Região (Amatra XIX), relembrou a primeira gestão dos desembargadores reeleitos e as dificuldades enfrentadas no período de pandemia da covid-19. Costa enfatizou que, na primeira administração do desembargador Marcelo Vieira, foi construída uma relação de parceira entre Amatra XIX e a Corte Trabalhista de Alagoas, unidas com o objetivo de prestar um serviço cada vez eficiente e humano para sociedade. Ele ainda citou Henri Ford: “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” e “é isso que a Associação dos Magistrados da 19ª Região quer: manter a união para em conjunto buscar todas as vitórias”.
O desembargador Pedro Inácio da Silva apresentou o currículo do presidente e do vice-presidente, bem como procedeu a uma abordagem sobre os principais momentos que marcaram a trajetória dos magistrados durante os 30 anos de história do TRT-19. Na ocasião, rememorou os avanços decorrentes do uso da tecnologia, desde a utilização da máquina datilográfica às mais recentes ferramentas TI, a exemplo do processo 100% digital, do peticionamento eletrônico e das salas virtuais que permitem a realização de audiências telepresenciais, que, segundo ele, estão exigindo de juízes e servidores novas capacitações.
Autoridades – Integraram a mesa de honra os desembargadores do TRT-19, Marcelo Vieira (presidente), João Leite de Arruda Alencar (vice-presidente), Pedro Inácio da Silva, Antônio Catão, Vanda Lustosa, Eliane Arôxa, Anne Helena Inojosa e Laerte Neves de Souza. Também estiveram presentes a secretária do Gabinete Civil de Alagoas, Luiza Barreiros, representando o governador do estado; o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador José Carlos Malta Marques; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 19ª Região, Rafael Gazzanéo; o procurador-geral do Ministério Público do Estado de Alagoas, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Otávio Leão Praxedes; Remi Calheiros, ex-prefeito de Murici e deputado estadual eleito; o diretor do Fórum da Justiça Federal em Alagoas, juiz André Luís Tobias Granja; o prefeito de Murici, Olavo Neto; a vice-presidente da OAB/AL, Natália França Von Sohsten; o vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra XIX), Flávio Luiz da Costa; o deputado estadual por Alagoas, Ronaldo Medeiros, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor; e o representante da Prefeitura de Maceió, advogado Felipe Lins.