Paula Dantas assume Secretaria Extraordinária e reforça que a primeira infância é uma das prioridades do governo

Linha de trabalho da nova pasta será fortalecer o que já foi executado e ampliar as possibilidades, para garantir uma primeira infância saudável no Estado

A relevância do trabalho desenvolvido pelo Programa Criança Alagoana (Cria), desde 2015, evidenciou a necessidade de priorizar, ainda mais, a primeira infância em Alagoas com uma secretaria específica. Para assegurar a continuidade do trabalho e ampliar as ações voltadas às crianças de 0 a 6 anos e às gestantes em condições de vulnerabilidade social, a médica Paula Dantas foi empossada na tarde deste domingo (1º) como secretária de Estado Extraordinária da Primeira Infância (Secria). As atribuições da pasta estão definidas na Lei Estadual nº 7.965, de 9 de janeiro de 2018.

Desde que Paulo Dantas assumiu o seu primeiro mandato, a secretária recém-empossada vem acompanhando as ações do Cria, com foco na área da saúde, devido a sua identificação profissional. “A linha de trabalho será fortalecer o que foi executado até agora e ampliar as possibilidades, a fim de garantir uma primeira infância saudável para o público em condição de vulnerabilidade social. A assistência, a educação e a saúde continuam sendo os eixos de trabalho, mas já estamos analisando outras possibilidades para um melhor resultado”, afirmou Paula Dantas.

Segundo a secretária, em todo o Estado, 142 mil pessoas são beneficiadas com o Cartão Cria e recebem, mensalmente, R$ 150, a fim de ajudar na alimentação e outras necessidades básicas das crianças e gestantes. Além disso, o Governo do Estado já inaugurou 26 Creches Cria, de um total de 200. Todas com recursos próprios do Estado. O terreno é doado pelo município e a gestão fica sob à sua responsabilidade. As creches são entregues pelo Governo do Estado totalmente equipadas com móveis, eletrodoméstico, entre outros itens.

Uma das maiores entregas do Cria foi Hospital da Criança, que começou a funcionar em abril do ano passado. Até novembro, o número de crianças atendidas no ambulatório chegou a 8.154. Foram realizados 1.344 exames de imagens (Raio-X) e 141 ultrassons 30.011 exames laboratoriais. Outra iniciativa do Cria é o programa Creche Segura, que capacita agentes em noções de primeiros socorros. Em 2022, foram capacitados profissionais de nove creches.

Biografia

Paula Cintra Dantas é médica formada pela Faceres, em São José do Rio Preto (SP), e pós-graduanda em Sono, pelo Hospital Albert Einstein. Foi presidente da Liga de Humanização, de Geriatria e vice-presidente da Liga de Fisiologia da faculdade na qual estudou. Tem participado ativamente das ações do Cra, tanto na área da saúde, quanto na primeira infância e assistência social.

Fabiana Barros / Ascom Secria

Deixe um comentário