Novo Aplicativo do Cadastro Único facilita acesso de usuários

Além de permitir consultar as informações das famílias registradas no CadÚnico, aplicativo também permite confirmar se os dados já cadastrados estão atualizados

Agora o Cadastro Único (CadÚnico) tem um novo canal de atendimento para facilitar e agilizar o acesso dos usuários e daqueles que queiram ter acesso aos programas sociais do Governo Federal, que é o Aplicativo do Cadastro Único.

A ferramenta além de permitir consultar as informações das famílias registradas no CadÚnico, também permite confirmar se os dados já cadastrados estão atualizados, ou seja, não houve qualquer mudança de integrantes, renda ou escolaridade para as pessoas que integram a família. Se tudo estiver atualizado, basta confirmar. Mas, se alguma informação estiver diferente, o responsável familiar deverá ir até um posto de atendimento do Cadastro Único.

O aplicativo também tem uma novidade. Para quem não está cadastrado, é possível realizar o pré-cadastro. Essa é a primeira etapa para as famílias entrarem no Cadastro Único por meio do aplicativo.

O pré-cadastro reduz o tempo de espera nas unidades da Assistência Social, já que o usuário irá até os locais de atendimento apenas para completar e confirmar seus dados.

Segundo o coordenador do Cadastro Único em Maceió, Diogo Santos, após o recadastramento, o usuário tem até 120 dias para concluir a inscrição. “Nesse período, os usuários devem procurar um dos 18 equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social para a entrega da documentação e entrevista com o entrevistador do CadÚnico”, explicou.

O aplicativo está disponível para celulares nos sistemas Android e IOS. O Cadastro Único é usado pelo Governo Federal para definir quem é elegível a mais de 28 benefícios e iniciativas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social de Energia Elétrica e Casa Verde Amarela, por exemplo.

No aplicativo do Cadastro Único é possível :

· Emitir um comprovante de cadastramento;
· Consultar quais são os integrantes da família e o NIS de cada um;
· Ver se o cadastro está atualizado ou não;
· Atualizar o cadastro por confirmação dos dados;
· Consultar os benefícios que a família recebe, dentre eles o Auxílio Brasil e o BPC/LOAS.

Para quem ainda não está cadastrado, é possível:
. Fazer o pré-cadastramento;

. Localizar um posto de cadastramento mais próximo.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

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