Da criança ao idoso, Museu leva ao público história do Judiciário de forma lúdica e interativa
Aberto ao público desde agosto de 2021, o Centro de Cultura e Memória (CCM) do Poder Judiciário de Alagoas já acumula mais de quatro mil visitantes, que se encantam com a estrutura e com a história contada através do seu acervo físico e interativo. O museu recebe um público diverso, que vem de várias partes do Brasil para conhecer um pouco mais sobre a história do Judiciário alagoano.
O CCM foi inaugurado em janeiro de 2021, porém passou cerca de seis meses sem receber visitantes devido à pandemia da covid-19. Assim, há exatos dois anos, o museu passou a receber pessoas que encontram no CCM um contato mais aproximado com a história dos mais de 300 anos da Justiça alagoana.
Irina Costa, diretora do CCM, falou sobre a receptividade do público e enalteceu a chegada a esse marco de quatro mil visitantes.
“Sendo o Centro de Cultura e Memória do Judiciário um museu com uma temática mais específica, poderíamos pensar que isto afastaria o público, mas acontece exatamente o inverso. Recebemos visitas dos mais diversos públicos, que vão de estudantes de escolas primárias até graduandos em direito, além de turistas que vêm de várias partes do Brasil e de outros países, e idosos de instituições locais”, falou a diretora.
Ela também enfatizou que o CCM é o museu mais moderno de Alagoas, com um acervo que ultrapassa a história e as curiosidades do Judiciário, trazendo aspectos importantes da história de Alagoas e do Brasil. “Nosso museu foi pensado para ser renovável e sustentável. Novas peças, novos fatos e novos aspectos da história podem ser incluídos nas maquetes e totens, para assim estarmos sempre atualizados e em constante transformação”, ressaltou Irina.
A diretora aproveitou para fazer um convite ao servidor do Judiciário alagoano. “Muitos servidores ainda não conhecem o nosso Centro de Cultura e Memória e um dos meus maiores objetivos é trazer esse público para dentro do museu. Quero aproximar a nossa história daqueles que fazem o Poder Judiciário”, reforçou ela.
Como visitar
As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 17h. Visitação de grupos ocorre mediante agendamento pelo e-mail ccmtjal@gmail.com. Mais informações pelo whatsapp (82) 99189-1935.
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL SD
imprensa@tjal.jus.br