Mais de 6 mil pessoas prestigiam desfile cívico na abertura das festividades dos 200 Anos

Mais de três mil estudantes das redes públicas e privada, distribuídos em quase 30 pelotões, participaram do evento, neste sábado (16), no bairro de Jaraguá

Os primeiros acordes dos metais, realizado pela Banda da Polícia Militar, anunciaram a chegada de um novo tempo. As comemorações dos 200 anos da emancipação política de Alagoas tiveram início, neste sábado (16), com o desfile cívico realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, conduziu a cerimônia.

Para o titular da pasta da Educação, o bicentenário alagoano tem um simbolismo muito grande. Também estiveram presente os secretários de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Alexandre Ayres; e de Infraestrutura (Seinfra), Humberto Carvalho; além da ex-prefeita de Piaçabuçu, Maria Lúcia Marinho, que foi representando o secretário de Estado de Ciências, Tecnologia e Informação (Secti), Regis Cavalcante.

“É uma marca muito forte, ainda mais quando se comemora em um lugar onde você nasceu, onde se vive, trabalha e cria seus filhos, onde, durante os 200 anos, foi gerada uma cultura que rege o povo. Ser vice-governador e secretário durante o bicentenário é um presente que Deus e a sociedade alagoana me deram. Foram mais de três mil estudantes misturando raça, credo e cor. É um estado que traz em sua cultura tudo isso. Para mim, ser alagoano é ser patriota e lutar pelo futuro da nossa juventude”, afirma o secretário Luciano Barbosa.

O sentimento de orgulho e pertencimento que estava presente no palanque também reverberou pelas ruas históricas do tradicional bairro de Jaraguá. Mais de seis mil alagoanos lotaram as arquibancadas montadas durante o evento, bem como as vias públicas.

Texto de Luana Santana e Lucas Leite

Deixe uma resposta