CPF, 2ª vias de certidões de nascimento e casamento, além de resolução de processos simples foram ofertados à Comunidade Bom Despacho
A Justiça Itinerante beneficiou, nesta terça-feira (21), cerca 100 pessoas da Comunidade Bom Despacho, do município de Passo do Camaragibe, durante evento realizado em parceria com o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL), Eliete Morhais – Gestão de Pessoas e a Casa Martha Medeiros.
Na ocasião, foram expedidos documentos como CPF, 2ª vias de certidões de nascimento e de casamento, além de julgamento de processos de menor complexidade como divórcio consensual e retificação de registro. Os moradores também participaram de palestras e cursos de capacitação na área de hotelaria.
Para o magistrado André Gêda, coordenador do projeto Justiça Itinerante, as parcerias firmadas com a Defensoria Pública, Ministério Público (MPAL), Receita Federal, Cartório de Registro Civil de Passo de Camaragibe e com o SINDHAL, propiciaram o verdadeiro exercício da cidadania beneficiando os moradores da localidade, abrindo perspectivas de empregabilidade.
“Atendemos uma população que é descendente de quilombolas. Nós ofertamos a segunda via de documentos porque muitas vezes eles perdem ou o papel fica deteriorado. E estes documentos são importantes para a inclusão em programas do Governo Federal. Além dos processos mais simples que nós julgamos em parceria com o MPAL e a Defensoria, o parceiro também ofertou cursos profissionalizantes rápidos de camareira e garçom, por exemplo, porque a intenção do sindicato é justamente qualificar mão de obra local pra aproveitar nos empreendimentos”, explicou o juiz.
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL – RF
imprensa@tjal.jus.br