‘A ideia é a gente ter uma biblioteca em cada uma das unidades prisionais’, ressaltou magistrado da Vara de execuções penais
O Poder Judiciário de Alagoas e a Secretaria estadual de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) vão lançar uma campanha para pedir à população que doe livros a serem destinados a bibliotecas do sistema prisional alagoano. O lançamento está previsto para o dia 8 de agosto, às 16h, na Casa de Jorge de Lima, da Academia Alagoana de Letras, no Centro de Maceió.
Para tratar sobre o assunto, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho, recebeu, nesta quinta-feira (3), o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, (Seris), Diogo Teixeira, e os juízes da 16ª Vara Criminal de Execuções Penais de Maceió, Alysson Amorim, Diego Dantas e Alexandre Machado.
“A ideia é a gente ter uma biblioteca em cada uma das unidades prisionais”, explicou o juiz Alexandre Machado. Uma dessas bibliotecas deve ser inaugurada em setembro, de acordo com Diogo Teixeira, e levará o nome do desembargador José Fernando Lima Souza.
“Vamos denominar a biblioteca do Presídio de Segurança Máxima de Maceió com o nome dele porque foi um grande defensor da educação e da humanização do sistema prisional, então nada mais justo do que a gente fazer essa homenagem”, afirmou o secretário.
Diogo Teixeira ressaltou a importância do Judiciário na promoção dessa pauta. “Essa campanha tem o DNA forte do Tribunal de Justiça, especificamente da 16ª Vara, que de forma conjunta com a Secretaria de Ressocialização, criou o programa Livros que Libertam, que inclusive, por ser um programa inovador pela forma da sua execução, está concorrendo ao prêmio Innovare”.
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL – IN
imprensa@tjal.jus.br