Aprovados em concurso foram empossados nesta segunda-feira (15); ‘Temos certeza que vamos melhorar os serviços’, disse Fernando Tourinho
O Judiciário de Alagoas ganhou 18 novos magistrados para atuar nas comarcas do estado. Eles foram aprovados no concurso concluído em 2021. Dos nomeados, 17 tomaram posse nesta segunda-feira (15), em solenidade no plenário do Tribunal de Justiça.
Antes de atuarem nas comarcas de primeira entrância, os juízes passarão por capacitação na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
Os novos integrantes devem buscar aproximação com a sociedade, de acordo com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho.
“É um compromisso da atual gestão. A gente vai buscar se aproximar mais, oferecendo a melhor jurisdição, agilizando os processos. Essa é a preocupação. Essa turma está com uma boa disposição para trabalhar, temos certeza que vamos melhorar os serviços”, disse Tourinho.
Mayara Macedo é alagoana e vinha atuando como defensora pública estadual em Minas Gerais, há quase três anos. Ela destaca que é uma honra e uma responsabilidade “voltar para casa” como juíza.
“Eu e os 17 colegas sabemos da responsabilidade e ficamos muito felizes de poder contribuir com a magistratura e a sociedade alagoana. Sei dos anseios da sociedade e tenho certeza que contribuiremos muito”, comentou Mayara.
Para o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça, que também estava na solenidade, o Tribunal de Justiça de Alagoas é um exemplo de justiça eficiente e produtiva.
“O Tribunal, mostra que está preocupado com que os processos tenham início, meio e fim. Com isso ganha Alagoas, estamos no caminho certo. Juízes concursados e aprovados, e agora tomando posse, é a jurisdição em favor da cidadania”, afirmou o ministro.
O presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Hélio Pinheiro, parabenizou o desembargador Fernando Tourinho pelas nomeações. “Foi uma decisão arrojada, corajosa, em um cenário de escassez de recursos”, ressaltou.
Hélio Pinheiro explicou que, com esse reforço, será possível deixar cada juiz responsável por apenas uma unidade judiciária. “Dedicando-se exclusivamente àquela unidade, vai trabalhar mais, produzir mais, e quem ganha é a sociedade e o jurisdicionado”, salientou.
A Presidência do Tribunal nomeou 18 candidatos, mas apenas 17 foram empossados nesta segunda-feira. Gabriel Meira Nóbrega de Lima não pôde comparecer e pediu o adiamento. Ele será empossado em breve.
Confira a lista dos novos magistrados:
Alana Mendonça Oliveira Sobral
Anna Celina de Oliveira Nunes Assis
Bruce Lee Simões Pimentel
Caio Nunes de Barros
Davi Mancebo Coutinho Fernandes
Edmilson Machado de Almeida Neto
Flávio Renato Almeida Reyes
Gabriel Meira Nóbrega de Lima
Gilmar Menezes Silva
Jáder de Medeiros Mariz Neto
Marcella Leal Restum Faria Dutra
Mayara Lima Rocha Macedo
Nathálya Ataide Fernandes
Rafael Maia Correa
Robério Monteiro de Souza
Samara Fernandes Cardoso Lima
Taís Pereira da Rosa
Viviane Coutinho Leal
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL – IN
imprensa@tjal.jus.br