Governo promove evento sobre Transparência Pública nesta terça-feira

Texto de Amanda Vieira e Maria Barreiros

Agencia Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil e da Controladoria-Geral do Estado (CGE), promove, nesta terça-feira (20), evento em reconhecimento a todos os gestores pelo desempenho de Alagoas no Ranking da Transparência Pública realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU). A solenidade ocorrerá no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, às 9h30, onde será entregue o troféu Transparência Nota 10 a cada gestor.

Para o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, o Governo de Alagoas está colhendo o que plantou desde o início da gestão Renan Filho.

“Conquistar o primeiro lugar no ranking que mede a transparência pública dos estados e municípios brasileiros é fruto de um trabalho coletivo e, acima de tudo, da vontade de fazer diferente, uma vez que, antes, estávamos na 17ª posição. O Governador Renan Filho sabe que realizar medidas de transparência interferem diretamente nos investimentos em saúde, educação, segurança, entre outros. Vamos dar continuidade ao trabalho da controladora-geral Maria Clara Bugarim e sua equipe, para que as boas práticas de transparência sejam constantes nessa gestão”, salientou Fábio Farias.

Durante a solenidade, a controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, vai demonstrar todas as medidas adotadas pelo Governo para alcançar resultados tão positivos em dois anos de gestão.

Além do primeiro lugar este ano no ranking que mede a Transparência Pública dos Estados e Municípios Brasileiros, em janeiro de 2016, Alagoas também teve destaque no ranking do Ministério Público Federal (MPF), ficando na 2ª posição – saindo da 17ª. Em 2015, a nota tinha sido 6.8 e, em 2016, foi para 9.8.

O evento também será uma oportunidade de compartilhar experiências e de traçar novas estratégias para dar continuidade ao trabalho, visando, cada vez mais, o aprimoramento das boas práticas de transparência.

“O governador Renan Filho, desde o início, defende que a transparência pública é primordial para qualquer gestão. A CGE, como órgão de controle interno, faz um trabalho de acompanhamento das medidas de transparência. Foi um esforço coletivo, realizado em parceria com todos os gestores, assessores de transparência, responsáveis pela LAI, que abraçaram essa causa, para atender melhor ao cidadão, divulgar informações públicas e quebrar paradigmas. Tudo isso merece um momento marcante e especial”, enfatiza Clara Bugarim.

 

Deixe uma resposta