Melhorias de processo, eficiência e mudança organizacional foram temáticas de uma reunião, na tarde dessa quarta-feira (24), entre a Secretaria do Gabinete de Governança e a empresa Elo Group, consultoria cedida pelo Movimento Brasil Competitivo a partir de um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Maceió.
No encontro, foram discutidas estratégias que visam o impulsionamento da gestão pelos próximos quatro anos, além da construção de uma base para uma transformação digital, que seja munida não somente de tecnologia, mas de serviços integrados.
O secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, informou que, nas próximas semanas, uma decisão consciente será tomada pelo Município para adotar um modelo de organização dos processos.
“Também vamos dar um passo importante na inserção da Prefeitura no projeto de cidades inteligentes, cujo resultado somente é possível a partir de um trabalho de base, como o que está sendo feito agora”, destacou o gestor.
Sócia-diretora da Elo Group, Laís Lobato diz que está sendo feita a análise sobre a estrutura organizacional atual e como se pode adequá-la às necessidades da Prefeitura. Ao longo das últimas semanas, a consultoria traçou objetivos estratégicos com o prefeito JHC e com os secretários municipais.
“Estamos utilizando uma metodologia que identifica as grandes dores da estrutura atual, o que se quer gerar em termo de resultados e, a partir disso, olhamos para a situação atual e começamos a reorganizar os processos e o serviço público dentro de uma nova estrutura”, detalha a diretora.
Ela explica que a empresa está agrupando os processos por natureza para que possa desvincular da estrutura atual que existe, pensando numa estrutura mais aderente aos desafios impostos pela atual gestão.
“A ideia é que a Prefeitura se prepare para estar à altura deste desafio, que é fazer uma transformação digital, dentro dos próximos anos, e também oferecer uma melhor oferta dos serviços públicos. Trabalhamos ainda a questão de custos. A meta é ampliar o acesso, melhorar a qualidade e fazer isso com sustentabilidade financeira”, ressalta Laís Lobato.
Thiago Gomes / Secom Maceió