Fiscalização de ambulantes prossegue no último fim de semana do Verão Massayó

Ações da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã visam coibir práticas proibidas e promover o ordenamento do uso do espaço público

Os agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) darão sequência às ações de ordenamento e fiscalização dos ambulantes que trabalharão no segundo e último fim de semana do Festival Verão Massayó 2025. O trabalho, que já foi realizado nos três primeiros dias do evento, visa garantir o cumprimento das regras para comercialização de bebidas e alimentos e evitar que os ambulantes obstruam o espaço público, dificultando a mobilidade dos transeuntes.

No primeir final de semana do festival foram apreendidas dezenas de litros de coqueteis contendo um líquido de procedência duvidosa. As bebidas estavam sendo vendidas de forma ilegal por pessoas não cadastradas nem autorizadas a comercializar. Também foram apreendidos bandejas, vasilhames de vidro e mesas clandestinas.

A população que vai curtir os shows deve ficar atenta e comprar bebidas e alimentos dos ambulantes que estão devidamente credenciados e posicionados em todo o espaço do evento.

O secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, explica a importância das fiscalizações durante todo o andamento do festival. “Nossos agentes começam as fiscalizações antes mesmo do público chegar no evento. Temos muita preocupação com a saúde pública e por isso nossa intensificação nas fiscalizações e no ordenamento. Seguimos em parceria com a Vigilância Sanitária (Visa) para fiscalizar toda a parte da preparação do alimento e limpeza das barracas. Queremos garantir que os comerciantes ofereçam um produto de qualidade, dentro das regras, para que o cliente possa retornar e o ambulante tenha ainda mais renda”, explica.

O primeiro final de semana contou com a equipe de fiscais que trabalharam em diferentes turnos, da sexta-feira (10) até o domingo (12). Os agentes verificaram o ordenamento e o cumprimento das normas de segurança dos ambulantes internos, externos e formiguinhas. Os servidores receberam o apoio da Guarda Civil Municipal de Maceió (GCMM) para realizar as abordagens e garantir a segurança de todos durante o trabalho de ordenamento e apreensão.

Os ambulantes que estão comercializando no Verão Massayó 2025 não devem vender bebidas em garrafas de vidro nem alimentos em espeto de madeira. Também não devem obstruir ou danificar o passeio público nem utilizar bandejas para entregar bebidas. Eles estão orientados, ainda, a sempre manter a limpeza do local, não utilizar equipamentos sonoros e não explorar mão de obra infanto-juvenil.

Para denunciar quaisquer irregularidades, basta ligar para o disque-denúncia da Semsc: (82) 3312-5277.

 

Matheus Alexandre (estagiário) / Ascom Semsc

Deixe um comentário