Objetivo da cúpula diretiva tem sido melhorar os serviços prestados à sociedade alagoana, enfatizou o desembargador
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, afirmou que os primeiros 100 dias de sua gestão foram desafiadores, mas que está satisfeito com os resultados já alcançados. “Estamos contando com o apoio de todos os servidores e magistrados para que, juntos, possamos melhorar os serviços que prestamos à sociedade alagoana”.
Entre as principais ações desse período, Fernando Tourinho destaca o Justiça Efetiva, programa que auxilia as unidades judiciárias mais congestionadas. Já foram produzidas 2.310 minutas de sentenças pelos juízes atuantes no programa. A equipe de servidores que atua no Justiça Efetiva também movimentou 4.041 processos e arquivou/baixou outros 4.032. “Essa é uma ferramenta muito importante para a Justiça de primeiro grau”, enfatizou.
O trabalho desenvolvido pela Escola da Magistratura (Esmal) também merece destaque, na avaliação do desembargador. “A Esmal tem realizado uma série de cursos e temos muitos outros a realizar”.
Na área envolvendo crianças e adolescentes, Fernando Tourinho destaca a atuação da nova Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij), que “tem dado uma dinâmica para melhorar o problema da adoção” em Alagoas.
A valorização e o diálogo com magistrados e servidores têm direcionado as ações não só do presidente, mas também do vice-presidente do TJAL, Orlando Rocha Filho, e do corregedor Domingos Neto.
“A proposta é essa. Tenho conversado com a associação [de juízes] e com os sindicatos [de servidores] para termos um contato mais permanente. Já fomos ao Fórum [de Maceió], a Arapiraca e iremos a outros locais para conversar, fazer esse corpo a corpo e contagiá-los para que a gente desenvolva o melhor trabalho”, disse Tourinho.
A expectativa para este ano, segundo o presidente do TJAL, é de ainda mais trabalho. “Manter o pagamento em dia, reformar os fóruns e unidades atingidos pelas fortes chuvas e agilizar a tramitação dos processos são algumas das nossas metas”, ressaltou.
Principais ações
Na última semana, a Diretoria de Comunicação (Dicom) do TJAL publicou uma série de matérias com as principais ações desenvolvidas pela Presidência, Vice e Corregedoria. Confira abaixo:
– Avanços em reformas e investimentos em modernização judiciária
– Informatização, pagamento de R$ 49 milhões em precatórios e Justiça Itinerante
– Mais produtividade e diálogo com juízes, servidores e órgãos da Justiça
– Atuação conjunta da Presidência, Vice-Presidência e Corregedoria em prol da população
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br