Em evento com novos delegatários, nesta quinta (13), presidente destacou a importância da gestão e da inovação nas serventias
O presidente Fábio Bittencourt reafirmou o compromisso do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) em apoiar e fortalecer os cartórios do estado. “Trabalharemos juntos para que cada serventia possa se desenvolver, sempre com o objetivo de servir cada vez melhor a população”.
O desembargador participou, nesta quinta (13), de encontro promovido pela Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL) com os novos titulares de cartórios, aprovados em concurso público. Para Bittencourt, os cartórios precisam ter boa gestão e buscar inovação.
“Nossas serventias precisam se reinventar, sem jamais abandonar seu papel fundamental de garantir a segurança jurídica que a população tanto necessita”.
O desembargador reforçou que pensar de forma empreendedora no serviço extrajudicial vai além de modernizar sistemas. “Significa compreender que cada serventia representa um verdadeiro centro de cidadania em sua comunidade. É ali, no dia a dia do atendimento, que se transformam vidas e se contribui para o desenvolvimento do nosso estado”.
Parceria
O presidente destacou que os programas de regularização fundiária do TJAL (Moradia Legal e Rural Legal) são desenvolvidos em parceria com os cartórios. Segundo Bittencourt, as iniciativas garantem a concretização de sonhos de milhares de famílias alagoanas. “Cada título entregue fortalece não apenas o direito à propriedade, mas os próprios laços de nossa comunidade”.
O presidente da Anoreg/AL, Rainey Marinho, enalteceu a parceria com o TJAL. “Os cartórios estão aqui para ser a infantaria do Direito, para ajudar a população e, por que não dizer, ajudar a desafogar o Judiciário através da extrajudicialização”.
Inovação
Os novos titulares de cartórios assistiram a palestra sobre inovação e gestão empreendedora no sistema extrajudicial. O tema foi abordado por Sônia Andrade, 1ª vice-presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBrasil).
“É importante estar interligado, falar a mesma linguagem. Não adianta eu prestar um serviço com excelência e o meu colega do lado, não”, defendeu. Um exemplo de inovação, segundo ela, é o Serp (Sistema Eletrônico dos Registros Públicos).
“Você estar interligado, em nível nacional, de forma a fazer uma busca no Rio de Janeiro e saber se tem um carro penhorado em Maceió. Esse conceito tem que ser colocado dentro do extrajudicial. Muitas pessoas entendem cartório ainda com aqueles livros, com aquela falta de infraestrutura. A gente precisa mudar essa visão da população em relação aos cartórios”.
Para Thiago Mota, novo titular do cartório de Belém, interior de Alagoas, a inovação e boa gestão beneficiam, acima de tudo, a população. “Queremos prestar o melhor serviço, em parceria com o Tribunal, aliando a capacidade técnica dos aprovados no concurso com todo o aparato tecnológico e de gestão, levando em conta também os novos entendimentos que vêm através dos tribunais superiores”.
Também participaram do evento a juíza Laila Kerkhoff, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e coordenadora do Extrajudicial em Alagoas, e representantes da Ordem dos Advogados (OAB/AL) e da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL).
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br