Momento promovido pelo PCJE envolveu cerca de 40 alunos da Escola Estadual Silveira Camerino
Cerca de 40 estudantes realizaram uma visita ao Centro de Cultura e Memória do Judiciário (CCM), alunos da Escola Estadual Silveira Camerino. A visitação, promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) no dia 21 de março, foi a primeira parceria entre o PCJE e o CCM em 2023.
Durante a visitação, os adolescentes conheceram um pouco da história do Poder Judiciário em Alagoas, além dos objetos históricos alocados no espaço. Entre os fatos históricos abordados durante a pequena tour pelo museu, estava a Quebra de Xangô, evento ocorrido em 1912, e marcado pela destruição de terreiros e perseguição a adeptos de religiões de matriz africana.
A diretora do Centro de Cultura e Memória, Irina Costa, afirmou que a visita ao espaço é uma ótima ferramenta de aprendizagem para esses estudantes.
“O que está exposto no prédio do CCM vai além da história do Judiciário, mas aborda a história de Alagoas como um todo. A iniciativa do PCJE induz esses alunos a conhecerem a própria história, conhecerem a si mesmos”, disse Irina.
O Centro de Cultura e Memória está localizado no prédio histórico do TJAL, na Praça Deodoro, Centro. As visitações estão abertas de segunda a sexta, das 8h às 17h, podendo ser agendadas pelo e-mail ccmtjal@gmail.com.
Mauricio Santana – Ascom Esmal/ TJAL
(82) 2126- 5378 – imprensa@tjal.jus.br