Aluno da Escola Theo Brandão disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções sub-18 de Voleibol
Ter uma medalha no peito, ouvir atentamente o hino do seu país ou do seu estado e ser um orgulho para os amigos e familiares é o sonho de muitos jovens que se dedicam ao esporte. Fábrica de produzir novos talentos, a rede estadual de ensino de Alagoas vem revelando também atletas, principalmente no vôlei de quadra.
Aos 16 anos, o estudante Arthur Guilherme da Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, no bairro do Poço, em Maceió, foi convocado para a disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções sub-18 (CBS), pela Seleção Alagoana de Voleibol, em março deste ano, no Rio de Janeiro (RJ).
“Foi uma experiência muito boa, porque tive contato com diversos jogadores que também jogavam bem, e tudo isso me serviu de um aprendizado muito grande, pois criei confiança para disputar mais competições”, conta Arthur, que começou a praticar voleibol apenas há oito meses.
Treinador e professor de educação física, Roger Lima avalia a convocação como fruto do trabalho sério que a escola tem desempenhado com o estudante, bem como com outros alunos da unidade de ensino.
“O projeto de voleibol da Théo Brandão é voltado à inclusão da prática esportiva como hábito de vida, levando em consideração o comprometimento, ética e hábitos positivos de trabalho, onde conseguimos perceber aqueles que apresentam um melhor desempenho. A convocação de Arthur para a seleção sub-18 se deu justamente por esses trabalhos voltados ao rendimento aqui dentro da unidade”, conta o professor.
Escola de Prodígios no Esporte
A escola Théo Brandão, que costuma ser destaque nos jogos estaduais, ainda tem mais duas atletas representando Alagoas no Campeonato Brasileiro de Seleções. Jogando voleibol na categoria sub-17 do feminino, Poliane Andrade, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, conta que sempre gostou de esportes, mas foi só no ambiente escolar que ela encontrou a motivação que precisava para começar a competir. Agora, a jovem vai representar o Estado no campeonato em Brasília (DF), no mês de maio.
“Sempre gostei de esporte, mas nunca tive oportunidade de participar de competições. Quando eu vim estudar aqui conheci o vôlei, comecei a praticar e hoje em dia amo. Com o apoio da escola, pretendo participar de mais campeonatos durante o ano, como esse brasileiro. Estou muito grata por ter passado na seletiva e jogar por Alagoas. Essa tem sido uma experiência que nunca vou esquecer”, conta.
A sensação de descoberta e frio na barriga também tem sido o sentimento da estudante Bruna Karine, que irá compor a seleção alagoana junto a Poliane no campeonato nacional. Com apenas 16 anos, a aluna do segundo ano do Ensino Médio já conquistou o título de vice-campeã de voleibol nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) pela Théo Brandão, em 2021, e agora irá competir com jovens do Brasil inteiro.
“Desde que eu joguei no Jeal pela escola, passei a amar o vôlei, e hoje não me vejo sem. A escola deu uma oportunidade muito grande pra gente, e conseguir participar de um campeonato nacional é incrível, porque é uma experiência e aprendizado pra vida”, destaca.
Joyce Andrea e Raphael Silva, sob supervisão / Ascom Seduc