Educação leva Ônibus do Matrícula Móvel ao Graciliano Ramos

Veículo permanece no residencial nesta sexta-feira (8) para fazer matrículas de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) leva ao Graciliano Ramos, na Cidade Universitária, a oportunidade dos moradores matricularem crianças e adolescentes que não conseguiram vagas na rede de ensino municipal. Nesta sexta-feira (8), o ônibus do Matrícula Móvel permanece estacionado em frente à sede do Conselho Tutelar, das 8h às 17h.

Na quinta-feira (7), mães, pais ou responsáveis estiveram à procura de vagas remanescentes, destinadas a alunos do 1º ao 9° ano do Ensino Fundamental, que não foram preenchidas conforme a disponibilidade das unidades escolares próximas ou não da localidade.

O coordenador do Matrícula Móvel, Nicholas Pires, informa que o principal objetivo da secretaria é fazer com que as crianças da comunidade continuem nas escolas.

“O que estamos fazendo nesse momento é procurar escolas mais perto dessas crianças, encontrando vagas e oferecendo transporte com monitores para o deslocamento dos estudantes. A secretaria não quer deixar nenhuma criança fora da escola”, diz o coordenador.

O conselho tutelar da VIII região, Ewerton Pita, revela que a ação é importante porque vai auxiliar pais que não conseguiram vagas para os filhos, especialmente àqueles que saíram do bairro de Bebedouro e adjacências.

“Muitos pais nos procuraram preocupados com o futuro dos filhos e a falta de vagas nas nossas escolas. Então tentamos uma conexão com a Semed, pedimos suporte e o ônibus veio. Estamos aqui para mobilizar a comunidade para garantir vagas para os pequenos, até porque é um direito que não pode ser negligenciado”, afirma Ewerton.

Algumas mães não perderam tempo e correram para realizar as matrículas dos filhos pequenos. A atendente Dayane Catarine, 24 anos, tem dois filhos de 5 e 2 anos, Ryan e Maria. Para ela, o Matrícula Móvel foi a melhor coisa que aconteceu na comunidade.

“Para mim foi a melhor coisa ter o ônibus para fazer essas matrículas. Não importa a escola que eles estiverem matriculados, o importante é que estudem. Eu quero que meus filhos tenham um futuro melhor do que eu, e vou fazer o possível para isso acontecer. É importante que eles estudem desde pequenos”, relata Dayane.

A assistente de serviços gerais, Rafaela da Silva, tem três filhas. Desde o ano passado, ela tentou fazer a matrícula de uma das filhas e só conseguiu no Matrícula Móvel.

“Eu soube do ônibus e vim correndo atrás para realizar a matrícula. Eu vim matricular duas filhas minhas, mas só consegui de uma por causa da idade. Yasmin, de 8 anos. A educação é muito importante. Só quero o melhor para minhas filhas. A que foi matriculada estava muito ansiosa para estudar, tenho certeza que ela vai ficar super feliz”, celebra Rafaela.
Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Secom Maceió

Deixe um comentário