A novidade pretende ampliar a atuação da Instituição junto à população em situação de rua
Com a finalidade de oferecer cidadania e justiça às pessoas em situação de rua, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) dá início, a partir desta quarta-feira, 14, ao atendimento individualizado nos dois Centros Pop, em Maceió. A iniciativa foi oficializada através de Termo de Cooperação Técnica, assinado pelo Defensor Público-Geral do Estado, Carlos Eduardo de Paula Monteiro, e o Secretário de Assistência Social, Claydson Duarte Silva Moura.
O Centro POP é uma unidade de abrangência municipal que deve ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. Vale ressaltar que a Defensoria pública realizará atendimento nos Centro Pop I e II, a cada 15 dias, de forma alternada.
Neste primeiro momento, a Instituição identificou diversos casos relacionados à emissão de segunda via de documentos (Certidão de Nascimento/Casamento), pedidos para internação voluntária em clínicas de reabilitação para dependentes químicos, bem como relatos sobre a dificuldade de cadastro em programas habitacionais e demora na liberação do Auxílio Brasil.
Além disso,também foram registradas as necessidades da população em situação de rua para atuação e providências no âmbito coletivo, garantindo as políticas públicas necessárias .