O Ponto de Descarte Rápido (PDR) será instalado em área onde será construída a futura sede da Defensoria
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) assinou, nesta quinta-feira, 24, um Contrato de Cessão de Uso com a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana do Município de Maceió (Alurb), a fim de ceder, temporariamente, parte do terreno situado no Feitosa, de propriedade da Defensoria Pública, para a instalação de um Ponto de Descarte Rápido (PDR), no referido local.
O acordo foi formalizado pelo Defensor Público-Geral, Carlos Eduardo de Paula Monteiro, durante encontro ocorrido com a presidente da Comissão de Fiscalização da Alurb, Esvalda Bittencourt. Após a reunião, o acordo foi ratificado pelo Diretor Presidente da Alurb, Moacir Teófilo Neto.
De acordo com o convênio, a parceria terá duração inicial de dois anos, com possibilidade de renovação a critério das duas instituições, e pretende sanar o problema de descarte irregular de lixo na localidade, promovendo mais segurança e limpeza urbana aos moradores da região.
Também fazem parte da concessão, a realização de trabalhos educativos e de fiscalização para evitar a continuidade do descarte irregular do lixo. O acordo é em caráter gratuito.
Desde a aquisição do terreno pela Defensoria Pública, no ano de 2018, a Instituição busca garantir a limpeza do terreno e coibir o descarte irregular de lixo, tendo instalado muro e portão no local, bem como realizando sua limpeza periódica. Mas, sem obter êxito.