Nesta etapa, famílias do bairro receberão visitas de técnicos da ONU-Habitat para mapear o nível de vulnerabilidade
O Governo de Alagoas inicia, na próxima segunda-feira (14), as ações do Programa Coração Social. Famílias do bairro do Vergel do Lago, em Maceió, vão receber a visita de técnicos da ONU-Habitat numa estratégia de busca ativa para conhecer o nível de vulnerabilidade de quem vive na região. O intuito é facilitar o acesso às políticas públicas.
As atividades começam a partir das 8h. Esta etapa deverá acontecer até dezembro deste ano, com a participação de oito agentes e um supervisor, que estarão em campo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para a coleta de informações sobre saúde, educação e condições de vida das famílias mapeadas.
Os técnicos que vão atuar na busca ativa poderão ser identificados pelos moradores do Vergel pelo uniforme oficial do Projeto Coração Social (colete azul, crachá e outros elementos opcionais, como boné e camiseta).
“Estamos dando um importante passo para transformar a vida das famílias alagoanas com o Projeto Coração Social. A partir dessa iniciativa, vamos identificar e entender melhor as necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade, para direcionar políticas públicas mais eficazes e garantir que todos tenham acesso aos serviços essenciais”, afirmou a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, pasta que coordena o projeto.
A busca ativa do projeto será dividida em três etapas. A cada quatro meses, um grupo de cerca de 3 mil famílias receberá a visita dos técnicos designados para que seja feita uma avaliação das necessidades. Em paralelo a essa ação, um plano de ação integrada começará a ser elaborado, com base nos dados obtidos pela busca ativa, para que as famílias sejam assistidas pela assistência social, saúde, educação e conduzidas para outros órgãos, conforme a complexidade dos casos.
Ao final da pesquisa, também será concluída a etapa de identificação das famílias em situação de risco social, a classificação de cada uma delas para entender os níveis de prioridade, assim como um monitoramento e avaliação serão feitos para acompanhamento dos serviços prestados e reavaliação do risco social das famílias após a implementação das ações. Esta última etapa será iniciada no ano que vem.
O Vergel do Lago foi escolhido com base no Índice Brasileiro de Privação (IBP), que define níveis de posição econômica utilizando três parâmetros: renda, escolaridade e condições de moradia. O bairro foi selecionado por ser o mais populoso, com 91% da população em áreas de alta privação.
Projeto Coração Social
O Coração Social é um projeto do Governo de Alagoas, em parceria com o ONU-Habitat, e é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). O projeto ainda conta com a participação de 13 secretarias de Estado: Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Educação (Seduc), Saúde (Sesau), Prevenção à Violência (Seprev), Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Primeira Infância (Cria), Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Turismo (Setur), Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Cultura (Secult), Infraestrutura de Alagoas (Seinfra) e Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).
Rodrigo Serafim e Carol Amorim / Ascom Seplag