A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio da Comissão de Ensino Jurídico, começou a visitar as faculdades do estado para verificar a adequação delas às recomendações de qualidade para uma oferta de ensino de excelência, dentro da área do Direito. As instituições aprovadas nas avaliações vão receber o Selo OAB Indica.
Um cronograma de visitas foi elaborado e está sendo executado, inicialmente, na capital, mas todas as instituições de ensino superior que ofertam o curso de Direito no estado – um total de 18 em Maceió e no interior – vão receber os membros da comissão e passar pela avaliação. A instituição precisa receber nota 7 para ser agraciada com o Selo.
De acordo com a presidente da comissão, Ingrid Dantas, as visitas foram definidas por sorteio. A primeira faculdade a receber os membros da OAB/AL foi a Unima – Afya (antiga Unit). Por lá, foram constatadas ótimas condições e o comprometimento com o ensino jurídico. “O que encontramos por lá foi algo muito positivo do ponto de vista da formação dos nossos estudantes”, afirmou.
Os pontos observados durante a avaliação constam em edital e incluem critérios como acessibilidade, qualificação do corpo docente e acervo bibliotecário. “Avaliamos a documentação entregue e vamos até lá comprovar in loco. O que fazemos é averiguar os componentes que constam no edital e confrontá-los com a realidade”, pontua Ingrid.
Ainda segundo ela, as pontuações conquistadas pelas instituições serão colocadas na fórmula criada pela OAB/AL para que sejam obtidas as notas finais. “É aí que vamos determinar se a faculdade vai ou não receber o selo”, diz.
O Selo OAB Indica foi criado pela atual gestão da Ordem como forma de estimular as instituições de ensino do Estado a investirem no curso de Direito, tanto no que se refere ao método utilizado pelo corpo docente quanto no que diz respeito à estrutura disponibilizada aos alunos.
A previsão é que a certificação seja entregue no final do primeiro semestre de 2024, em data ainda a ser definida.