Colorir é Legal: torre do relógio no Mercado do Artesanato recebe nova pintura

Artista maceioense está imprimindo sua arte no monumento histórico da capital

Nesta semana, a torre do relógio no Mercado Público do Artesanato, localizado no bairro Levada, começou a receber nova pintura na ação do projeto ‘Colorir é Legal’, realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). A intervenção urbana requalifica o monumento histórico da capital alagoana, transformando o equipamento público em arte urbana.

De longe é possível ver, aos poucos, as cores que o artista plástico e arquiteto alagoano, Rafael Santos, está imprimindo no espaço. Responsável por dar uma nova cor e vida à torre do Mercado do Artesanato, Rafael está concentrado e chega no local às 7h30 e só sai depois das 17h. Ele conta que o planejamento para a participação do projeto está sendo realizado há quatro meses.

A iniciativa da FMAC conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet), que faz a indicação dos locais que recebem as intervenções artísticas urbanas. O secretário adjunto de Planejamento Urbano de Maceió, Tácio Rodrigues, explica que o projeto é uma ação integrada, com apoio entre as secretarias e órgãos municipais.

“O projeto requalifica os espaços públicos inserindo os artistas locais. Já tínhamos escolhido a fachada do Mercado do Artesanato, da ala administrativa e a torre do relógio que tem um verdadeiro significado para a cidade”, afirma Tácio.

Projeto de revitalização

Responsável pela administração dos mercados públicos de Maceió, o titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Carlos Ronalsa, pontua que as intervenções artísticas também fazem parte do pacote de reformas que o equipamento público está recebendo.

“O Mercado do Artesanato está criando outra cara. Em todo canto, em todo espaço do mercado estamos fazendo reformas, para trazer o cliente de volta. As obras já estão 60% concluídas. Estamos trabalhando para poder entregar o mercado da melhor forma para todos os maceioenses”, ressalta o secretário.

O projeto de revitalização do equipamento público, que foi construído em 1939, está sendo realizado pela equipe de manutenção da Semtabes e com recursos próprios. O objetivo é transformar o Mercado do Artesanato em um ponto turístico, atraindo o público para dentro do maior centro de artesanato de Alagoas. Entre as obras de reformas que estão sendo realizadas estão a instalação de uma gruta, com cascatas e espelho d’água na área central. A cascata terá revestimento de cascas de maçunim e uma piscina com peixes ornamentais. O piso de todo o mercado também será requalificado e rampas de acesso já foram instaladas.

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes

Deixe um comentário