Assessorias : Professores de Murici recém 14º Salario

Secretaria leva atendimento a moradores de comunidades rurais de União dos Palmares 

Professores de Murici recém 14º Salario 

Secretário Gustavo Toledo faz balanço de ações

Usina Pindorama aumenta a produção de energia para atender ampliação

– Aluno do IFAL obtém nota máxima na redação do Enem 2011

 

Qualidade de vida e saúde. Essa é a missão dos profissionais da saúde que levam atendimento para as comunidades da zona rural do município de União dos Palmares. Uma grande equipe foi formada pela Secretaria Municipal de Saúde para atender a população que tem pouco acesso aos centros de saúde no perímetro urbano.
Médico clínico, exames de rotina (glicose, colesterol, triglicerídeos, etc.), dentistas, farmácia básica (para distribuição de remédios se necessário), além da equipe da saúde, acompanham ainda o trabalhos as equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Comunidades como os sítios Paus Brancos, Sapucaia, Santo Antonio, Sueca de Baixo, Laranjeiras, Ingá, Cacau, Ouro Fino, Jacinto, Belo Horizonte, Grota do Inferno, Varjão, Mutuns e Surrão recebem a visita das equipes. Esta semana a comunidade de Vale da Pelada, sítio Galho do Meio, Esfrega Folhas, Fazendo Guanabara, Bela Vista, entre outras foram beneficiadas.
“É muito bom ver que estamos levando dignidade e saúde para as famílias. Pessoas que em muitos casos não têm acessibilidade aos postos de saúde no centro, que não vão ao médico com regularidade e até mesmo algumas nunca foram ao dentista recebem esse atendimento por meio do trabalho que está sendo feito na zona rural”, afirma a secretária Rimelc Lins.
A secretária informa ainda que o trabalho terá continuidade durante todo o ano de 2012. “Esta ação vai continuar durante todo o ano. Intensificamos a ação no momento, para atingir a todos, por semana íamos a duas localidades. Mas a partir de fevereiro com a segunda etapa do projeto a cada semana vamos para uma localidade”, acrescentou.
Em janeiro os trabalhos serão levados aos sítios Pindoba, Pau D’ Arco, Fazenda Santa Quitéria, Pindoba II, Talhado, Cavaco, Serra da Imbira, Serra Preta, Gordo, Salvador, entre ou
tros.
Depois de pagar o salário em dia durante todo o ano de 2011 e ter pago o 13º no último dia 13 de dezembro e o mês no dia 23, o prefeito de Murici, Remi Calheiros (PMDB) pagou nesta quinta-feira, 29, o 14º salário aos professores da rede pública de educação. No total foram rateados entre os professores o valor de R$ 610.000,00, perfazendo um total de 136% do salário base para cada profissional.“São fatores preponderantes no papel de nossa administração: a transparência e a honestidade, é sob a luz desses principais fatores que nós trabalhamos” afirmou Remi. 

 

O dinheiro é proveniente das sobras dos 60% do Fundeb destinados ao pagamento dos professores, no exercício 2011. Como não é possível ser dividido mês a mês, no fim de cada ano se divide o montante restante entre os professores da rede municipal de ensino, o que garante aos beneficiados um rendimento extra para as despesas do inicio do ano, uma espécie de 14° salário.

 

Secretário Gustavo Toledo faz balanço de ações

Titular da Esporte e Lazer apresenta prestação de contas sobre ações em 2011 ao prefeito Cícero Almeida

 

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Toledo, esteve reunido, na última quarta-feira (28), com o prefeito de Maceió, a quem apresentou um relatório contendo todas as ações desenvolvidas em 2011 pela Semel, prestando-lhe contas acerca das atividades que beneficiaram milhares de pessoas, sobretudo na periferia da cidade, sempre a buscar a inclusão social por meio do esporte.

 

Na oportunidade, o secretário agradeceu o apoio do Executivo às iniciativas da Semel, de modo que, em 2012, outros projetos sociais, em parceria com os demais órgãos da administração municipal, possam ganhar força e sair do papel, proporcionando assim qualidade de vida à população maceioense, despertando o talento adormecido no interior de quem precisa de muito pouco para crescer na vida.

 

Entre os projetos desenvolvidos pela Semel em 2011 está o ‘Mexe Maceió Sesc Verão’, movimentando a orla marítima de Pajuçara com várias atividades, no período de férias, de modo a ofertar mais uma opção de lazer à população maceioense, bem como para os turistas.

 

Outra ação de destaque é o Circuito Popular de Corridas de Rua de Maceió, distribuído em cinco etapas, cada qual em um bairro distinto da capital alagoana, descentralizando as ações da Semel e democratizando ainda mais o esporte que conquista cada vez mais adeptos.

 

“Tivemos apenas duzentos participantes na primeira etapa do circuito, no Village Campestre, enquanto que, na última, já no Benedito Bentes, foram mais de um mil e trezentos corredores, numa clara demonstração de que estamos no caminho certo, fomentando a regular prática esportiva como instrumento de inclusão social”, avaliou Toledo, sobre a iniciativa que arrecadou toneladas de alimentos doados pelos inscritos e distribuídos junto a instituições de caridade com atuação em Maceió.

 

Já na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, no Village Campestre, a garotada assistida pelo projeto Viva a Vila – que beneficia centenas de pessoas com 14 modalidades esportivas ofertadas gratuitamente – usufruiu de momentos inesquecíveis quando da passagem de datas festivas, como o Dia das Crianças, a Páscoa e o São João, com direito a comidas típicas e muita diversão.

 

A Vila também foi palco dos Jogos da Integração, que teve como foco integrar os servidores públicos municipais (foram 600 participantes) em disputas cuja confraternização foi o grande lema, contribuindo também para com a autoestima de quem tanto faz pelo desenvolvimento da cidade de Maceió.

 

Ainda na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, a comunidade em geral pôde, em 2011, participar de atividades físicas e de recreação com profissionais qualificados, pois, a meta do Viva a Vila – que deve crescer ainda mais no ano vindouro – é afastar crianças e adolescentes do mundo das drogas, encarando o esporte como uma poderosa ferramenta, capaz de auxiliar, inclusive, a formação da personalidade de cada jovem, incutindo-lhe aspectos inerentes à prática esportiva, como a disciplina.

 

Como fruto do projeto, garotos que formam o time de futebol de salão do Viva a Vila conquistaram o segundo lugar na Copa Guerreiros. “Eles nunca haviam participado de competição semelhante. Foi muito gratificante poder vê-los se confraternizando com meninos da mesma idade, mostrando-lhes que também são capazes de se superar”, recordou Gustavo Toledo, que também inaugurou, na Vila Olímpica, a Galeria de Ex-Secretários da Semel, uma forma de reconhecer quem já contribuíra para com o desenvolvimento do esporte na capital.

 

E também pensando em incluir socialmente os portadores de alguma necessidade especial, a Semel reuniu vários paraatletas alagoanos para a primeira edição da Paraolimpíada de Maceió, incentivando a prática de atividade física entre aqueles que precisam se superar quase que diariamente. A competição reuniu mais de 100 atletas, que disputaram em quatro modalidades: vôlei sentado, natação, salto em distância e arremesso de peso.

 

Já no final deste ano, foi a vez de a Semel levar para a orla de Pajuçara o Viva Verão, ofertando mais um opção de lazer a quem busca diversão nas férias. A iniciativa, uma parceria com o Sesc, também conta com o apoio de profissionais do ‘Mais Educação’, programa do governo federal, reunindo seis modalidades esportivas: voleibol, futebol, basquete, handebol, rúgby e beach tennis. As atividades, gratuitas e abertas à comunidade em geral, acontecem diariamente, na Arena Semel.

Usina Pindorama aumenta a produção de energia para atender ampliação

Produzindo açúcar e álcool a todo vapor, a Usina Pindorama comemora uma série de investimentos com o objetivo de bater a meta de um milhão de toneladas de cana-de-açúcar esmagada na safra 2011/2012. Entre os principais investimentos está à aquisição de um gerador que fornece dois megawatts a mais que o anterior, passando de 4 MW para 6 MW. Essa mudança atende a demanda da fábrica de açúcar e da irrigação.

De acordo com  engenheiro eletricista da usina, Erikson Viana,  o aumento da produção de energia faz parte do projeto de ampliação da usina e da indústria da cooperativa, já que foi adquirida uma torre de processamento de massa, um pré-evaporador, uma moenda de 54 polegadas com acionamento elétrico e ampliada a caldeira.

“A caldeira passou a produzir de 50 para 75 toneladas à hora, ou seja, aumentamos nossa eficiência e a capacidade de produção. Estávamos trabalhando no limite do antigo gerador e não tínhamos como aumentar essa produção. Foi um investimento organizado visando o futuro”, destacou o engenheiro eletricista.

Com a maior capacidade de produção e energia o técnico revelou que a área de irrigação está em processo de ampliação, o objetivo é atingir 80% da área da cooperativa. Porém o projeto de Pindorama é ainda mais ambicioso, de olho no futuro, a cooperativa já fala na venda de energia.

“Se isso realmente acontecer vamos implantar um segundo gerador, paralelo ao existente, e construir uma linha de transmissão. Esse é o futuro, não é só açúcar e álcool, temos capacidade de vender energia. Outra fonte é a grande sobra de bagaço, que já é comercializado, mas mesmo assim não damos conta. Produzimos em média 20 toneladas de bagaço por hora, é muita coisa. Bagaço é geração de energia”, enfatizou Erikson Viana.

Avaliando o desempenho da indústria e dos investimentos,  o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, revelou que a fase de adequação já foi superada e a produção está dentro do cronograma previsto. “Ampliamos nossa capacidade de esmagamento, produção de açúcar e energia. Quase a metade da safra, aproximadamente 470 mil toneladas, já foi esmagada e esperamos chegar aos tão sonhado um milhão de toneladas de cana”, reforçou Santos.

BCCOM Comunicação

Assessoria de Imprensa 82 3326.3839 | 82 8802.0271 bccom1@uol.com.br

Aluno do IFAL obtém nota máxima na redação do Enem 2011

O aluno do curso de Mecânica do Instituto Federal de Alagoas (IFAL)- Campus Maceió, João Luiz Alves Oliveira, 18 anos obteve a nota máxima, 1000 pontos, em Redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo resultado foi divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação. João Luiz, que pretende cursar Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas acha que sua pontuação geral ficou entre 722 a 826 pontos, a depender de qual percentual (20 ou 50%) a prova de Redação terá influência sobre a nota média.

O tema da Redação do Enem, este ano foi “Viver em Rede no Século 21”, no entanto, o estudante disse que o mundo de novas tecnologias em que vivem o jovem no cotidiano pouco influenciou para a nota máxima conquistada. “Não sou muito ligado em internet. Para se ter uma idéia tem computador com internet na minha casa há pouco meses, mas expus na redação meus conhecimentos sobre a sociedade virtual, a forma como eu a vejo e, felizmente obtive a nota máxima”, disse o estudante.

João Luiz admite que não é um aluno bastante estudioso, mas tem facilidade de aprender, principalmente as disciplinas da área de exata como matemática e física. Este ano,acho que toquei mais violão do que estudei, mas no curso sempre fiquei entre os três melhores, o que  também deve ter  contribuído bastante”, ressaltou.

O curioso é que, apesar da nota máxima obtida, o estudante não se afirmar craque em português por achar uma disciplina muito subjetiva. “Há assuntos como análise sintática que eu acho muito subjetivo, ou seja, sem ter a necessidade do exercício prático como ocorre nas ciências exatas”, explicou João Luiz. Ele considera que o IFAL teve uma contribuição importante no processo por possuir professores com mestrado e doutorados aptos a preparar o aluno para enfrentar qualquer concurso.

O pai de João Luiz, o contador Genilzo Oliveira da Silva, considera excelente o desempenho do filho no Enem, mas, para isso foi preciso cobrar muito dele. “Ele não é aquele estudante aplicado que passa 24 horas com livro nas mãos, mas também só estuda sobre pressão. Este ano, mesmo ele relaxou muito nas matérias, mas como ele tem facilidade de assimilar os assuntos ficou mais fácil na hora da prova”, salientou. Para Genilzo, o desejo de cursar engenharia civil foi do próprio filho. “Minha opção antes era que ele fizesse química, por eu citar como exemplos de amigos que estão muito bem no mercado de trabalho nesta área”.

Genilzo Oliveira tem dois casais de filhos e além de João Luiz a sua irmã mais velha concluiu Edificações no IFAL e tentará o curso de arquitetura na Ufal. O mais novo do que João Luiz foi aprovado no Exame de Seleção do IFAL.

Deixe um comentário