Qualquer profissional lotado na sede da Semed pode participar do curso que começa dia 20 de maio
Estão abertas as inscrições para o curso de Libras voltado para servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió. Os interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais devem acessar este formulário e fazer a inscrição on-line até o dia 16 de maio.
O curso está previsto para começar dia 20 de maio e terá duração de seis meses. As aulas serão semanalmente às sexta-feiras com duas turmas, de manhã e à tarde, com 30 vagas em cada uma. Podem fazer o curso qualquer técnico, estagiário ou servidor lotado na sede da Semed, na Cambona. As aulas serão ministradas no Auditório Paulo Freire, na sede da Educação.
Conforme explica a técnica pedagógica do Centro de Formação Continuada, Carla Navarro, o curso será dividido em três módulos.
“Na primeira etapa as aulas serão ministradas por professoras bilíngues, que são ouvintes e têm fluência em Libras. Então, elas vão contextualizar de forma histórico-social a condição e especificidade da pessoa surda. Depois dessa fundamentação, nossas intérpretes, em um módulo menor, ministrarão sobre o papel importante do intérprete de Libras para a sociedade”, disse.
Por fim, nos últimos três meses de curso, os alunos aprenderão na prática a Língua Brasileira de Sinais. “Nessa etapa mais longa, eles vão usar e praticar Libras com um professor surdo, que com todo seu conhecimento como nativo da língua, irá ensinar essas pessoas ouvintes”, explicou Carla Navarro.
O objetivo do curso de Libras é dar acessibilidade às pessoas surdas que frequentam diariamente o órgão público.
“Através da inclusão, do reconhecimento do direito linguístico dessa comunidade, que nos acessam de diversas formas, sejam servidores, contratados, famílias. Portanto, nós temos que dar essa acessibilidade, que é de direito dessas pessoas surdas, valorizando a questão cidadã. Como repartição pública, a gente precisa ter esse entendimento, desta inclusão, de uma sociedade mais justa”, destacou Carla Navarro.
Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed