34ª edição do Mundaú Lagoa Aberta abordará o tema “Trabalhadoras, Trabalhadores: Marisqueiras e Pescadores”

O evento acontecerá no primeiro domingo de maio (07) com uma roda de diálogos e mostras de grupos culturais da região lagunar.

A 34ª Edição do Mundaú Lagoa Aberta acontece no primeiro domingo de maio (07), a partir das 14h, com a temática “Trabalhadoras,Trabalhadores: Marisqueiras e Pescadores”, numa roda de diálogos que contará com as presenças de: representante do Movimento de marisqueiras e pescadores; Diana Aleixo, representante do Movimento de Libertação dos Sem Terra; Cezar Candeias, representante do ITES-FEAC e do Fórum de Economia Solidária, Rilda Maria Alves, representante da CUT, Chrisleane Moraes, presidente da Colônia Z05, Márcio Adriano, presidente do SINBIBLIO-AL e Maria José, representante da FAPEAL.

A 34ª edição trará também apresentações culturais da região como os grupos As Afetadas Brega Funk, Grupo Arteiro – Projeto Erê, Roda de capoeira – Capoeira Engenho Velho, Batuque Mundaú e nessa edição do Mundaú Lagoa Aberta, também vai acontecer a quarta – e última – etapa classificatória do Campeonato Mundaú Estilo Livre, que vem atraindo e agitando a juventude, para participar da proposta e ocupar a região da praça do Monumento ao Milênio.

Márcio Adriano, fundador do Sindicato de Bibliotecários de Alagoas fala que, “O SINBIBLIO-AL vai apoiar as trabalhadoras/trabalhadores, (marisqueiras/marisqueiros), no processo de aquisição de Competência em Informação e Midiática (CoInfo), visando a apropriação de fontes de informação de direitos trabalhistas específicas, pois, acreditamos que o acesso, uso e apropriação da informação é vetor de desenvolvimento social, educacional, político, cultural e informacional. Ao passo que é urgente possuir competências diante de um estado e município excedente como o nosso”, finaliza.

Zezé Silva, vinculada ao Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Alagoas (MMTRP), fala que “é de fundamental importância essa discussão, pois ainda existe uma lacuna nas condições de trabalho das marisqueiras e pescadoras, inclusive salarial, com relação a desigualdade salarial entre homens e mulheres em todas as profissões, e esse tipo de debate que vai acontecer na 34ª Edição do Mundaú Lagoa Aberta, trará visibilidade para essas profissões”, conclui.

Diana, representante do Movimento de Libertação dos Sem Terra – MLST, ressalta a importância da evento e do tema desta edição falando que: “o Projeto Mundaú Lagoa Aberta vem construindo um debate em torno da comunidade lagunar em Maceió, ampliando as novas relações que vêm se construindo com troca de experiências de comunidades e experiências de vida, e dos coletivos com um projeto que é a reflexão da força da coletividade. Nesta edição, a Roda de Diálogos aproxima a realidade dos movimentos sobre a temática – Direitos dos Trabalhadores, Marisqueiras e Pescadores, fazendo a escuta e a fala de representações dos movimentos populares, das lutas populares nas periferias, nas florestas, nas águas e por terras!”, conclui.

Programação:

14h Roda de Diálogos: “Direitos dos trabalhadores, marisqueiras e pescadores”
– Grupo As Afetadas Brega Funk
– Batuque Mundaú
– Projeto Erê – Grupo Arteiro
– Capoeira Engenho Velho
16h Batalha Marginal de Freestyle:
4ª Etapa do Campeonato Mundaú Estilo Livre

Fechamento de pauta: (82) 98220-3194

SERVIÇO:

34ª Edição Mundaú Lagoa Aberta – Direito dos trabalhadores, marisqueiras e pescadores Data: 07 de maio
Horário: 14h
Concentração: Monumento ao Milênio – Vergel do Lago
Mais informações através das redes sociais:
Instagram : @movimentodospovosdaslagoas
Facebook: Movlagoas
YouTube: TV Beira da Lagoa

Texto produzido por Isadora Ulisses, estudante de Relações Públicas do Bureau de Comunicação Comunitária da UFAL, sob orientação da professora Manuela Callou e Coordenação geral de Keka Rabelo, em parceria do GT Movimento dos Povos das Lagoas, dentro do Projeto de emenda parlamentar Memória e Produção em Territórios Culturais/AL (Consciência Lunga e Mundaú Lagoa Aberta) – Realização Quintal Cultural, Quilombo Lunga, Movimento Povos das Lagoas, Termo de fomento n. 929345/2022 proposto pelo Gabinete do Deputado Paulão através da Secretaria de Diversidade Cultural – Ministério do Turismo e Ministério da Cultura.

Coordenação Geral:
Keka Rabelo
Coordenação Técnica:
Instituto Ideal, Coletivo Nois q Faiz, Kuka Melo Empreendimentos
Coordenação de comunicação:
Projeto Bureau de Comunicação Comunitária e Agerp Ufal


KEKA RABELO
Produção e Articulação Cultural
Elaboração de Projetos
Assessoria de Comunicação
Alagoas Brasil
keka_rrpp@hotmail.com
55 82 9 9632 6584 (Tim)

Deixe um comentário