Mais uma comunidade de Maceió é beneficiada com ações de saúde promovidas dentro do programa Vida Nova nas Grotas. Nesta quinta-feira (5), foram realizados 922 atendimentos aos habitantes da grota próxima ao Conjunto Eldorado, no Feitosa. Semanalmente, todas as quintas-feiras, a média de atendimentos chega a mais de mil pessoas.
Logo nas primeiras horas do dia, moradores da grota se concentraram no local do evento à procura dos serviços disponibilizados. Como tem ocorrido nas edições passadas, os testes rápidos para HIV/Aids e outras infecções foram os mais procurados, além da aferição de pressão arterial, vacinação e palestras sobre as doenças sexualmente transmissíveis.
Adultos e crianças receberam orientações sobre saúde bucal, os cuidados que devem ter desde a escovação correta até a procura – uma vez ao ano – de um profissional para verificar como está a dentição e se é necessário algum tratamento.
Seguindo esse conselho, Maria José Araújo estava com os filhos aguardando ser atendida pelo odontólogo. “Temos que cuidar da saúde dos nossos filhos e, quando soube desses serviços, vim para que eles fossem vacinados e também para o dentista olhar o que precisam fazer em relação à saúde bucal”, destacou.
O aposentado Francisco Antônio de Oliveira atendeu ao chamado do programa Vida Nova nas Grotas, feito por meio da Sesau. Acompanhado da esposa, verificou a pressão arterial, faz o teste rápido e colocou as vacinas em dia.
Dos 922 atendimentos realizados na grota do Eldorado, 86 foram vacinas, 71 testes de glicemia, 71 verificação de pressão arterial, 85 pessoas passaram pelo odontólogo, 22 fizeram aplicação de flúor, 187 teste rápido, 150 receberam hipoclorito. Houve ainda distribuição de preservativos e gel lubrificante.
A assessora técnica da Sesau Elma Liliane afirmou que mais de 16 mil pessoas já foram atendidas na edição de 2019 do programa Vida Nova nas Grotas. Segundo ela, a política do Governo é levar os serviços de saúde para perto da população, principalmente as mais carentes. Desde que suas ações foram iniciadas, o resultado é considerado positivo por todas as comunidades atendidas.
Texto de Mônica Lima