Doadores de sangue poderão praticar gesto voluntário que pode salvar até quatro vidas neste sábado (12)
Você deseja aproveitar o Feriado Nacional da Padroeira do Brasil para praticar um gesto voluntário, que pode salvar até quatro vidas? Caso a resposta seja positiva, basta comparecer a uma das unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) neste sábado (12) e se candidatar à doação voluntária de sangue.
Em Maceió, as unidades do Hemoal situadas nos bairros Trapiche (ao lado do Hospital Geral do Estado) e Via Expressa (ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas) irão abrir das 7h às 17h. Em Arapiraca, a Unidade Eldorado (próxima à Escola Alternativa) receberá voluntários das 7h às 17h.
A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, enfatizou que o funcionamento das unidades nos feriados é relevante para facilitar o acesso dos voluntários que não dispõem de tempo para doar sangue durante os dias úteis.
“Com esta medida, possibilitamos que as pessoas que só têm folga nos feriados, possam praticar este gesto nobre, contribuindo para manter o estoque sanguíneo estabilizado, visando atender os pacientes das maternidades e hospitais”, frisou a gestora do hemocentro alagoano.
Critérios
A diretora do Hemoal destacou, entretanto, que é necessário seguir os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para se candidatar à doação voluntária de sangue. “É necessário lembrar que para doar sangue o voluntário não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o comparecimento ao Hemoal”, detalhou.
O candidato à doação de sangue também deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior. “Solicitamos ainda que não consumam de alimentos gordurosos, pois interferem na qualidade do sangue coletado”, explicou Verônica Guedes, pontuando ainda que as pessoas com sinais de gripe ou resfriado não devem se candidatar à doação.
A diretora do Hemoal também enumerou os critérios básicos exigidos para se candidatar para a coleta voluntária de sangue. “Além de estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação oficial e original com foto e comparecer ao posto de coleta usando máscara”, informou Verônica Guedes.
Ela também chamou a atenção para as pessoas que tenham colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação. Nestes casos, elas ficam impossibilitadas de doar sangue pelo período de um ano. “E quanto às pessoas que têm diagnóstico de doença de Chagas, Aids e sífilis, ou que tiveram hepatite após os 11 anos, o impedimento é permanente”, esclareceu a diretora do Hemoal.
Josenildo Törres / Ascom Sesau