Unidades do Hemoal funcionam em horários especiais no feriado da Emancipação Política de Alagoas

Voluntários poderão se candidatar à doação de sangue na segunda-feira (16) em Maceió e em Arapiraca

Que tal aproveitar o feriado da Emancipação Política de Alagoas para praticar um gesto nobre e que pode salvar até quatro vidas? Para isso, é necessário, apenas, comparecer a uma das unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) nesta segunda-feira (16), e se candidatar à doação voluntária de sangue.

As unidades do Hemoal Maceió, situadas no Trapiche da Barra e na Via Expressa, irão abrir das 7h às 17h. A unidade do Hemoal Arapiraca, no bairro Eldorado, também receberá voluntários das 7h às 17h.

Conforme a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, a decisão de abrir os postos de coleta de sangue durante o feriado representa uma estratégia do Núcleo de Captação de Doadores. “Trabalhamos para manter nosso estoque estabilizado e, assim, ajudamos quem não pode doar de segunda a sexta, porque trabalha ou estuda”, salientou.

Critérios

Verônica Guedes ressaltou, entretanto, que é necessário seguir os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para se candidatar à doação voluntária de sangue. “Como antes do Feriado Nacional do Trabalho teremos o fim de semana, com muitos shows e festas, é necessário lembrar que para doar sangue o voluntário não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o comparecimento ao Hemoal”, detalhou.

 

Mas é importante estar ciente, também, que o candidato à doação de sangue deve dormir pelo menos seis horas na noite anterior. “Outras recomendações dizem respeito a evitar o consumo de alimentos gordurosos, como feijoadas, por exemplo, porque eles interferem na qualidade do sangue coletado e que será transfundido ao paciente internado em um hospital ou maternidade”, salientou a diretora do Hemoal, ao relembrar que a pessoa não pode estar gripada, com Influenza ou com Covid-19.

Ela também pontuou que as pessoas que tenham colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, ficam impossibilitadas de doar sangue pelo período de um ano, contado a partir do dia em que fez o procedimento. “Já no caso das pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids e sífilis, o impedimento é definitivo”, informou Verônica Guedes.

 

A diretora do Hemoal lembrou, no entanto, os critérios básicos exigidos para doar sangue. “Além de estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação oficial e original com foto e comparecer ao posto de coleta usando máscara. Se o voluntário for menor de idade, ele deve estar acompanhado do responsável legal para autorizar a doação”, detalhou ao lembrar que as mulheres ficam impedidas de doar sangue apenas quando estão grávidas ou amamentando.

 

Josenildo Torres / Ascom Sesau

Deixe um comentário