Hebiatria é a subespecialidade da Pediatria que tem como foco o atendimento de pacientes com idade entre 10 e 20 anos
Adolescentes alagoanos contam com uma importante aliada no cuidado com a saúde. A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) vem disponibilizando, por meio de seu Ambulatório de Especialidades (Ambesp), consultas na área de Hebiatria – uma subespecialidade da Pediatria que tem como foco o atendimento de pacientes com idade entre 10 e 20 anos.
Os atendimentos são realizados por médicos especializados, que também atuam como professores da Uncisal, e acompanhados por acadêmicos do curso de Medicina que estão nos dois últimos anos de graduação, em fase de estágio obrigatório.
A iniciativa tem atraído pacientes, sobretudo aqueles que buscam cuidados preventivos com a saúde, por meio de tratamento integral. A médica e professora Patrícia Pinto explica que a ideia de disponibilizar os atendimentos para essa faixa etária surgiu da união de duas necessidades: a primeira, de atender a esse público, que normalmente busca atendimento em áreas mais generalistas; a segunda, da necessidade de proporcionar aos estudantes da Uncisal experiências durante a fase de transição para a vida adulta.
“Pela Organização Mundial da Saúde, adolescente é considerado quem tem entre 10 a 20 anos. Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, todos aqueles que têm de 12 a 18 anos. A maioria dos serviços atende quem tem até 12, 14 anos. Quem está fora dessa faixa, vai para o clínico geral. Sabemos que a puberdade é uma fase difícil. Esses pacientes ficam órfãos. Então, decidimos investir nesse tipo de atendimento. Tem sido um sucesso”, explica a médica e professora Patrícia Pinto.
Ao longo do acompanhamento, há momentos distintos. “Inicialmente, as consultas são realizadas com os pais e com os adolescentes, mas também temos momentos apenas com os pais e apenas com os adolescentes. São observados os mais diversos itens, como alimentação, nutrição, crescimento e desenvolvimento, vacinas, riscos sociais e, eventualmente, doenças”, complementa Patrícia Pinto.
ENTUSIASMO
A adolescente Hillary Patrícia, de 14 anos, é uma das pacientes acompanhadas no Ambulatório de Especialidades da Uncisal. Hillary conta que chegou até o Ambesp por meio de sua mãe, Paula Aline, que também é paciente da unidade e a acompanhava no momento da consulta. A adolescente e sua mãe demonstraram entusiasmo na primeira consulta realizada com a equipe da Uncisal.
“Ficamos sabendo que o Ambulatório de Especialidades da Uncisal oferecia esse atendimento específico para adolescentes em uma Unidade de Pronto Atendimento. Logo em seguida, conseguimos fazer o agendamento e a consulta. Tudo com hora marcada. Quando há alterações, a equipe do Ambulatório entra em contato. Tudo muito organizado. Estamos bastante satisfeitas”, ressalta Paula Aline.
Além de ofertar atendimento para a população, o Ambulatório de Especialidades da Uncisal também é campo de estágio e promove a integração entre ensino e assistência. O estudante de Medicina Carlos Moreira, que está no nono período da graduação, pontua a importância dos estágios obrigatórios para a formação dos futuros profissionais.
“Durante os estágios, podemos aplicar o que aprendemos ao longo do ciclo clínico na universidade, além de dar um retorno para a população do nosso estado, que tem no Ambulatório de Especialidades uma oportunidade de ter acesso aos serviços de saúde de forma pública. No internato, a gente atua, a cada mês, em um local diferente, seja de urgência e emergência ou da área ambulatorial, o que acrescenta bastante à nossa formação”, conclui o acadêmico de Medicina.
SERVIÇO
Os agendamentos no Ambulatório de Especialidades da Uncisal podem ser realizados, presencialmente, de segunda à sexta-feira, a partir das 7h, por ordem de chegada.
Para mais informações, a população pode entrar em contato por meio do telefone (82) 98833-8576, no período de 10h às 15h.
Eduardo Almeida / Ascom Uncisal