TJAL, Seris e SSP planejam instalação de 110 salas de videoconferência

Equipamentos adquiridos com recursos do Ministério da Justiça serão instalados em unidades judiciais, delegacias e presídios, em 100 dias

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e as Secretarias de Ressocialização (Seris) e Segurança Pública (SSP) vão instalar equipamentos em 110 pontos de videoconferência em unidades judiciais, delegacias e presídios, nos próximos 100 dias. O presidente Fernando Tourinho conduziu reunião nesta quarta-feira (25), para organizar o cronograma das instalações.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, que firmou convênio com o TJAL. A modernização vai agilizar audiências criminais e lavraturas de flagrantes.

Serão utilizados 86 kits de equipamentos para modernizar todas as varas do Judiciário alagoano que tem competência criminal. A SSP vai equipar 12 delegacias de diversos municípios, além da central de flagrantes de Maceió. A Seris vai instalar os equipamentos em 11 unidades prisionais.

O desembargador Fernando Tourinho ressaltou que a boa relação entre as instituições é que está proporcionando a melhoria. “O mais importante é aperfeiçoar os serviços que são efetuados nessas unidades e assim melhorar o atendimento à população”, frisou o presidente.

Segundo a juíza Lorena Carla Sotto Mayor, auxiliar da Presidência, as partes envolvidas estão em total sinergia após a reunião, a fim de atingir o objetivo pactuado. “Estamos orquestrados, unidos no propósito de fazer com que essa nova estrutura passe a funcionar no menor tempo possível, da forma mais eficiente possível”.

O secretário executivo da SSP, José Carlos dos Santos, explicou que atualmente a secretaria já realiza videoconferências, mas a modernização vai contribuir em duas áreas de atuação das delegacias.

“A Polícia Civil está estudando a implementação de flagrantes virtuais no interior. Vamos ganhar tempo porque, ao invés de da digitação e assinatura do depoimento, vai ser gravado. Estamos extremamente felizes, vai nos ajudar tanto nas audiências de custódia quanto nesse projeto de virtualização do auto de prisão em flagrante”, disse José Carlos.

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, também destacou a melhoria dos serviços. “Temos uma desde 2015 o Centro de Telepresença, já fizemos quase 20 mil audiências. Com esse ‘upgrade’ da tecnologia, com certeza a gente vai ampliar essa quantidade”.

Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL – IN
imprensa@tjal.jus.br

Deixe um comentário